fbpx

No próximo sábado, 11/11/17, a Prefeitura de Fortaleza promove o “dia D” de vacinação de cães e gatos contra a raiva. A ação acontecerá em aproximadamente 125 locais, no horário de 8h às 17h.

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) estão sendo chamados a participar da vacinação, mas novamente não lhes foram asseguradas às condições mínimas de trabalho. Na campanha de vacinação passada, nem mesmo locais adequados para os servidores trabalharem foram disponibilizados pela PMF. Nesta campanha, graças à denúncia do Sindifort, a vacinação acontecerá em postos de saúde e demais órgãos da Prefeitura.

Lamentável é que a Prefeitura se empenhou em cuidar dos animais, mas não teve o mesmo respeito com os servidores que irão participar da campanha de vacinação. Se depender da PMF, os agentes passarão o dia sem se alimentar, pois não foi fornecido o vale-alimentação e nem vale-transporte aos ACS e ACE (a mesma coisa aconteceu na campanha de vacinação anterior).

A Prefeitura não assegurou os direitos dos servidores que irão trabalhar na campanha.  Apenas de modo informal e sem nenhuma segurança jurídica, comunicou que haverá uma compensação com folga aos agentes: quem trabalhar o dia de sábado (8h), receberá 3 dias de folga.

obramos da Prefeitura para que formalize essa compensação em documento legal e que garanta aos ACS e ACE o mesmo direito dos servidores da Guarda Municipal e AMC, que quando trabalham em situação similar, têm direito a receber hora extra  ou banco de horas.

O Sindifort novamente denuncia esse descaso com os ACS e ACE, reforça que aqueles servidores que se sentirem prejudicados devem nos procurar para que possamos assegurar os seus direitos e parabeniza os ACS e ACE pela consciência e o empenho na luta contra a raiva e por uma saúde pública de qualidade. Vamos à luta!