fbpx

 

 

Cerca de 180 servidores da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza (GMF) estiveram reunidos na manhã de terça-feira (16/01/2013) com os novos responsáveis pela segurança pública municipal para debater o processo de promoções no órgão. Participaram da reunião representantes do Sindifort e do Singmec, o Secretário Municipal de Segurança Cidadã, Francisco Veras, e a Direção da GMF, representada pelo Major Plauto e Dr. Azevedo.

No entendimento dos servidores, essas promoções, determinadas de última hora ao final da gestão da prefeita Luizianne Lins (leia aqui e aqui outras matérias sobre o assunto publicadas no site), contrariam os critérios estabelecidos no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e visam sobretudo beneficiar um pequeno grupo de apoiadores da gestão passada. De acordo com o PCCS, um dos critérios a serem observados para a obtenção das promoções é o da antiguidade, ou seja, o tempo de serviço que o servidor possui na PMF. A não observância desse critério prejudicou diretamente os servidores mais antigos.

Além de ignorar o critério da antiguidade, a portaria 112/2012 (publicada em 31/12/2012) excluía também do direito à promoção os servidores que não realizaram cursos de no mínimo 180h no período desde 2005 até agosto de 2008. Ocorre que durante esse período, os cursos de capacitação foram dirigidos ao pessoal que ocupava cargos na gestão, enquanto os servidores que estavam no desempenho de suas funções não tinham acesso a esses, devido a terem que cumprir sua escala normal de trabalho.

Após ouvir as reclamações dos servidores, o Secretário de Segurança Cidadã comprometeu-se a proceder uma análise dessas promoções e a cancelar todo o processo, caso sejam constatadas irregularidades.