Nesta quarta-feira, 13, o secretário geral do Sindifort, Augusto Monteiro, participou de plenária para a construção do ato contra a jornada 6X1, que acontece nesta sexta-feira, 15/11/24, a partir das 10h na Praça do Ferreira. A plenária, que aconteceu na sede da CUT, reuniu sindicatos, movimento popular, centrais sindicais e outras entidades do movimento social.
A escala de trabalho 6×1 é um verdadeiro desafio para os trabalhadores! Trabalhar seis dias seguidos e ter apenas um dia de folga é humanamente exaustivo e degradante. Isso afeta não apenas a saúde física e mental, mas também priva os trabalhadores de momentos preciosos com a família, lazer, socialização e até mesmo tempo para estudar.
O movimento Vida Além do Trabalho (VAT), liderado por Rick Azevedo, e a deputada federal Erika Hilton, do PSOL, estão lutando para acabar com essa escala. Uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) foi apresentada e já conta com 194 assinaturas, total superior às 171 necessárias para que a PEC seja protocolada.
O Sindifort e a Intersindical CE se somam a essa luta e apoiam a escala 4X3. Chega de sacrificar a vida, a convivência com entes queridos, o justo repouso e tudo o mais em nome do lucro cada vez mais maior de uma pequena parcela da sociedade.
Convidamos a todos(as) para participar do ato contra a escala 6X1 na próxima sexta-feira, às 10 na Praça do Ferreira. Trabalhamos para viver, não vivemos para trabalhar!