Entidades unificadas cobram reajuste de 9,35%. Prefeitura de Fortaleza ainda não se manifestou

Nesta quarta-feira, 17, o Sindifort, a Frente Sindical (FERSET-FOR) e a União Sindical, organizações representativas dos servidores municipais de Fortaleza, realizam assembleia geral de lançamento da Campanha Salarial dos Servidores e Empregados Públicos Municipais de Fortaleza, que tem como slogan “Sarto, serviço público: é a gente que faz!”. A assembleia geral unificada para aprovar a pauta de reivindicações ocorre na Praça da Bandeira no período da manhã.

Sobre a questão salarial, as entidades cobram um reajuste integral de 9,35% a partir de 1º de janeiro de 2024. Esse índice é referente à inflação calculada para 2023 (4,62%) e mais a inflação de 2020 (4,52%), que não foi reposta pela gestão Sarto em 2021, ano em que os servidores não tiveram reajuste. Os dados são de estudo do economista e professor aposentado da UFC, Aécio Oliveira, e foi solicitado pelo Sindifort.

O mesmo estudo mostra que se considerarmos os últimos dezesseis anos, de maio/2008 a dezembro de 2023, período da vigência dos atuais PCCSs, a perda salarial histórica dos servidores municipais atingiu o índice de 20,80%. Os dois índices (reajuste e perda histórica) sofreram leve alteração do que havia sido divulgado previamente, pois anteriormente esses índices haviam sido baseados na prévia da inflação (IPCA).

Ainda no ano passado, no dia 20/12, as entidades encaminharam ofício cobrando reunião em caráter de urgência com o prefeito Sarto para tratar da campanha salarial 2024. Dentre os pontos abordados no ofício estão o reajuste salarial, a reestruturação dos planos de cargos e carreiras, cumprimento de pisos salariais, revogação do decreto de 2017 que limita a concessão de auxílio refeição dos trabalhadores que ganham acima de R$ 6 mil, bem como os descontos nos proventos de aposentados e pensionistas para o IPM Saúde e Previdência, entre outros. A data base da categoria, que é definida em lei municipal, já ocorreu em 1º de janeiro.

Até o momento, o chefe do Executivo não recebeu as entidades e nem respondeu ao ofício. Também foi noticiado que a Prefeitura de Fortaleza é a que terá mais recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 2024, o que aumenta a folga financeira para conceder o reajuste.