Nesta quinta-feira, 14 de setembro, a Mesa de Negociação do Sistema Único de Saúde (SUS) reuniu representantes dos servidores municipais da saúde de Fortaleza e autoridades municipais para discutir as demandas dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). O encontro teve como objetivo principal abordar questões relacionadas à licença prêmio, férias, equipamentos de proteção individual (EPIs), novo larvicida e outros temas cruciais para esses profissionais de saúde.

Participaram da reunião representando os trabalhadores o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), tendo a presença de Valdiclecio Leite da Silva, da Diretoria de Mobilização, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Ceará (Sindsaúde/CE) e o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias no Estado do Ceará (Sinasce). Pelo município, estiveram presentes o Secretário Adjunto da Saúde, Paulo Everton Garcia Costa, Nélio Batista de Moraes, Coordenador de Vigilância à Saúde, e Carlos Alberto, da Célula de Vigilância Ambiental (CEVAM).

A pauta da reunião se concentrou exclusivamente nas demandas dos Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Dentre os pontos discutidos, destacaram-se:

Licença Prêmio e Férias dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS): Ficou acordado que a licença prêmio será programada em comum acordo, com a concordância da Coordenadoria Regional de Saúde (Cores) e levando em consideração o quantitativo de servidores disponíveis.

Agentes de Combate às Endemias (ACE): Um dos tópicos em destaque foi a questão dos EPIs e do novo larvicida em uso. Foi acordada a programação de capacitação para os agentes de combate às endemias sobre os procedimentos adequados para o uso do larvicida. Além disso, foi ressaltada a demanda por máscaras, luvas e fardamentos adequados.

Projeto de Distribuição de Tablets: Durante a reunião, também foi abordado um projeto para distribuir tablets aos agentes de combate às endemias. Essa iniciativa visa aprimorar e agilizar o trabalho desses profissionais, tornando o registro de dados mais eficiente.

Necessidade de Reforma nos Distritos Técnicos de Endemias: Foi ressaltada a importância de reformar ou recuperar os seis Distritos Técnicos de Endemias, devido ao risco que representam para a integridade dos trabalhadores.

A reunião demonstrou o comprometimento das partes envolvidas em encontrar soluções para as demandas dos Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, visando garantir condições adequadas de trabalho e o bom funcionamento dos serviços de saúde em Fortaleza. As negociações continuarão em busca de melhores condições para esses profissionais tão importantes para a comunidade.