Vereadores recebem guardas municipais para debater PCCS

A Câmara Municipal de Fortaleza acolheu na manhã desta segunda-feira, 06, servidores da Guarda Municipal, o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) e demais representantes sindicais representativas da classe, que reivindicaram a reestruturação do Plano PCCS de Cargos e Carreiras (PCCS) da categoria.

A reunião, que aconteceu no Auditório Ademar Arruda e foi convocada e mediada pelo líder do governo, Carlos Mesquita (PDT). O encontro também contou com a presença dos vereadores Marcelo Lemos (União Brasil), Cônsul do Povo (PSDB) e do professor Enilson (Cidadania).

De acordo com as representações laborais, a atualização do PCCS é a principal reivindicação do grupo. O plano da Guarda Municipal é de 2007 e está há 16 anos sem atualizações, causando uma defasagem histórica, o que leva ao rebaixamento da remuneração final da classe.

Também foram apontadas outras solicitações dos servidores de 1988 e das turmas de 2003, 2015 e 2018 referentes às promoções e à isonomia salarial.

Como reforçou a presidente do Sindfort, Nascelia Silva, o novo PCCs deve levar em conta essas questões relacionadas às progressões, promoções e remunerações.

Os vereadores Marcelo Lemos, Consul do Povo e professor Enilson somaram esforços à luta dos servidores e se colocaram à disposição para compor a mesa de negociação a fim de buscar o diálogo com o Executivo para tratar das demandas apresentadas pela categoria.

Por fim, o líder do governo, Carlos Mesquita, afirmou que será criado um grupo de trabalho com representantes da categoria para tratar as reivindicações diretamente com o secretário municipal da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Marcelo Pinheiro, a fim que as demandas apresentadas sejam contempladas no novo PCCs da Guarda.

“Já conversei com o prefeito Sarto. Ele está sensível com esta ação e nos orientou para tratarmos com o secretário Marcelo. Já nos reunimos com o secretário e ele afirmou que enviou mensagem para a Câmara, para a realização de um novo concurso para a Guarda, e assumiu o compromisso de que os servidores aprovados no certame já vão entrar na Guarda com o novo PCCS. Então acredito que até o mês de junho teremos o PCCS concluído e com os ajuste necessários garantindo o melhor para a categoria”, destacou.