Após reunião realizada nesta semana na sede do Sindifort, as organizações representativas de servidores e empregados públicos do município de Fortaleza definiram que o índice de reajuste a ser cobrado do prefeito José Sarto neste ano será de 12,87%, a ser pago de forma não escalonada e com retroatividade a 1º de janeiro, data base da categoria.

O percentual representa a inflação dos anos de 2022, 2020 e parte das perdas inflacionárias de 2017, usando como referência o IPCA. As entidades construirão uma campanha salarial unificada.

A categoria tem hoje uma perda salarial histórica de 22,15%. Dados são de estudo do economista Aécio Oliveira, professor aposentado da UFC.

Além do reajuste, servidores cobram reestruturação dos planos de cargos, carreiras e salários (PCCS), defasados há 16 anos, cumprimento dos pisos salariais, inclusive da enfermagem e dos professores, e fim dos descontos previdenciários para aposentados e pensionistas (14%), bem como redução dos descontos do IPM Saúde de 6% para 2%.

Também foi definido que o lançamento da campanha salarial 2023 será dia 1º de fevereiro, a partir das 8h na Câmara Municipal, durante o retorno do Legislativo, que deve contar com a presença do prefeito.

Nessa data entidades realizam assembleia para fechar a pauta de reivindicações. haverá ônibus saindo da Praça da Bandeira, ao lado da Faculdade de Direito.

Veja a CARTA ABERTA AO PREFEITO SARTO E AO POVO DE FORTALEZA