fbpx

Nesta quinta-feira, 04/08/22, o piso salarial da enfermagem foi sancionado por Jair Bolsonaro, já no final do prazo para decisão do Poder Executivo.

Mostrando mais uma vez o seu descaso pela Saúde e por suas e seus profissionais, Bolsonaro vetou o artigo 15-D, que garantia a atualização do piso com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), retirando o reajuste automático anual do benefício. Mas vamos derrubar esse veto com mais luta e mais pressão. Parabéns, enfermagem!

RELEMBRANDO

A aprovação e sanção do piso foram frutos de muita luta e mobilização sob a liderança da Frente Cearense pela valorização da Enfermagem, da qual o Sindifort participa.

A luta pelo piso, vem desde pelo menos 2020. A organização da categoria conseguiu unificar capital e interior aumentando a pressão sobre parlamentares cearenses, o que rendeu várias declarações de apoio do Legislativo e o enfrentamento com entidade de prefeitos quando articularam contra o piso.

O Sindifort participou ativamente de diversos eventos locais e nacionais, que foram decisivos para a aprovação do Piso. Fizemos várias idas a Brasília e até mesmo a Alagoas, para pressionar Lira para que pautasse a PEC. Atos com milhares de pessoas, como o que ocorreu dia 8 de março de 2022 na av. Beira Mar, foram decisivos para essa vitória com a aprovação do PL 2564.

A lei do piso define como salário mínimo inicial para os enfermeiros o valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. Nos demais casos, haverá proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras. Valeu a vitória. Seguimos na luta!