Em reunião com o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) e as demais entidades sindicais da Mesa Central de Negociação realizada na tarde desta terça-feira (14/12), o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), apresentou proposta de reajuste salarial de 11% para os servidores municipais da Capital.

De acordo com a proposição da gestão, o percentual de reposição salarial seria aplicado de forma escalonada, sendo 4% incorporados aos vencimentos dos trabalhadores no mês de fevereiro de 2022, mais 4% no mês de agosto e outros 3% em dezembro – em todos os casos retroativos a janeiro de 2022.

Para Nascelia Silva, presidenta do Sindifort, a proposta da Prefeitura ainda está abaixo da inflação acumulada dos dois últimos anos, 2020 e 2021, projetada em 15,34%. Além disso, a dirigente acredita que o reajuste não deveria ser aplicado de forma parcelada. “O reajuste deveria repor ao menos a inflação acumulada e o Sindifort entende que esse percentual deveria ser concedido a partir de primeiro de janeiro de 2022, que é data-base dos servidores, e não de forma parcelada, como propôs o prefeito”, destaca Nascelia.

A ideia do Executivo é votar a medida já amanhã (15/12) na Câmara Municipal, em um calendário criticado pelas entidades sindicais presentes, que pediram tempo para levar a proposta para deliberação das categorias em  assembleia geral.

Mesmo com o debate sendo encaminhado para o Legislativo, a ideia do sindicato é manter a pressão por um reajuste maior. Uma nova reunião da Mesa Central de Negociação já ficou previamente agendada para o dia 23 de dezembro, às 10h.