É com pear que o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza, Sindifort, vem a público manifestar solidariedade às famílias dos jovens assassinados na Grande Messejana, na ultima quinta-feira, 12 de novembro de 2015. Lamentamos também a morte do Policial Militar, que supostamente, teria desencadeado os atentados aos jovens.

É revoltante que essas famílias chorem a morte de seus filhos e se acostumem a ter medo dos profissionais que deveriam as defender. Até o presente momento, não foi registrada nenhuma relação entre as vítimas da chacina com a morte do policial militar.

Sabemos que em Fortaleza a sensação de insegurança e violência cresce a cada dia, um problema que atinge toda a população. Entretanto, nas periferias manifesta-se com maior intensidade provocando o extermínio da juventude negra e pobre. Segundo dados do Mapa da Violência no Brasil (2014), o país registra homicídio de 30 mil jovens por ano, dessas mortes quase 80% das vítimas eram negras.

Acreditamos que para acabar com a violência é necessário que os gestores públicos realizem um conjunto de ações que vão além da repressão policial. Medidas como a iluminação de espaços públicos, o fomento de atividades culturais, de educação e saúde devem andar juntas com as políticas de segurança pública.

Esperamos que as entidades competentes realizem um trabalho de investigação isento e comprometido, para que haja a justa punição para todos os culpados das mortes em Messejana.