fbpx

Vimos por meio desta esclarecer que: sobre a resposta da superintendente da AMC à Nota (notícia) do Sindifort, dirigida aos seus filiados e que tratou sobre uma reunião realizada no dia 15 de junho de 2021, entre nossos diretores vinculados à AMC e os gerentes daquela Autarquia, Welington e Elano, nota esta que foi divulgada em grupo de Whatsapp, criado pela superintendente da AMC, deixamos claro que:

  1. Não houve intenção em abrir um debate sobre o assunto, apesar de ter sido postada nesse grupo em específico, a Nota foi divulgada amplamente aos nossos filiados, agentes de trânsito da AMC, em todos os grupos de Whatsapp em que esses trabalhadores participam e em mídias diferentes.
  2. É de causar espanto a resposta intempestiva da superintendente da AMC, inclusive em uma clara postura de tornar pessoal elementos de discussão puramente institucional. Também causa profunda perplexidade a forma desrespeitosa com que se dirigiu aos nossos diretores. Exigimos respeito aos diligentes do Sindifort, sobretudo por tratar-se da superintendente do órgão.
  3. Não podemos entender como a superintendente pode esclarecer a verdade sobre fatos dos quais não tomou parte e só teve notícias através de seus subordinados. É absolutamente estranho que a dirigente máxima de um órgão público como a AMC, não tenha a tranquilidade necessária para a condução de um debate de interesse público e não apure corretamente as informações que lhe são repassadas.
    Quanto à primeira reunião, realizada na manhã do dia 08 de junho de 2021, ela faltou à discussão da Mesa Setorial, apesar das datas terem sido agendadas pela própria Administração e comunicadas ao Sindifort apenas um dia antes de sua realização. Segundo seus subordinados, cumpria agenda na sala da superintendência, enquanto a reunião acontecia em outra sala próxima.
    Foi nessa reunião que um dos representantes dos trabalhadores, o agente Lucas, deixou clara a posição política da diretoria do Sindifort quanto ao grupo de Whatsapp, criado pela superintendente da AMC, posição esta que repetiu na reunião do dia 15/06/21 com os gerentes Welington e Elano. Reafirmamos inteiramente o que foi dito pelo agente Lucas como sendo orientação da diretoria do Sindifort e reproduzimos sua fala na íntegra: “O Sindifort reconhece e elogia a iniciativa da superintendente em criar um diálogo direto com os agentes de trânsito, iniciativa que inclusive nenhum dos agentes de trânsito que estão na Administração teve, mas isso não pode ser feito em substituição ou em desprestígio do Sindifort, que é o único canal de negociação institucional entre os agentes de trânsito e a administração.”
    Quanto à reunião com os gerentes Welington e Elano, do último dia 15, reafirmamos que eles deixaram claro que, tanto a determinação de se fazer blitz no formato atual, como a eventual aceitação das reivindicações dos agentes (feitas pelo Sindifort) seriam de responsabilidade exclusiva da superintendente.
  4. É princípio fundamental que todas as reuniões tenham atas. Inclusive na reunião da Mesa Setorial, realizada no dia 08/06/21, um dos representantes da Administração ficou responsável por sua redação. Obviamente não há, nem pode haver, monopólio da verdade pelos que estão responsáveis pela redação de uma ata.
  5. Por fim, colocamo-nos à disposição da superintendente da AMC para futuras reuniões, desde que pautadas no princípio da civilidade e respeito mútuo e que nossos diretores não sejam pessoalmente responsabilizados por desencontros de informações entre membros da Administração da Autarquia.

Fortaleza, 18 de junho de 2021
Diretoria do Sindifort