A vice-presidente do Sindifort, Ana Miranda, e a diretora do setorial de saúde do Sindicato, Regina Cláudia, participaram hoje (25/05) de reunião da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Fortaleza. O encontro contou com a presença de gestores da Secretaria de Saúde do Município e do Instituto Dr. José Frota (IJF).

A atividade, realizada em formato virtual, tinha o objetivo de apresentar o plano de serviços realizado pela SMS e pelo IJF neste trimestre. Durante a conversa, o Sindifort lamentou que, apesar de terem sido apresentadas questões imprescindíveis, não constou no relado da secretária Ana Estela Leite e seus técnicos um levantamento sobre a situação dos profissionais da saúde de Fortaleza. Conforma Ana Miranda, “os trabalhadores se tornaram invisível nesta apresentação”, não havendo dados sobre afastamentos provocado por síndrome gripal, número de funcionários testados e com exame “positivo” para a Covid-19, assim como dados de internações e óbitos.

Diante de tal realidade, as representantes do sindicato cobraram essas informações, assim como adicionaram uma série de medidas consideradas fundamentais, como estrutura de segurança nos postos de saúde, rouparia para servidores e pacientes, uma maior qualidade e quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), melhores condições de trabalho e fornecimento de medicamentos e insumos. As dirigentes do Sindifort acrescentaram a solicitação de uma gratificação específica para a área da saúde e colocaram que esta demanda seria uma questão também a ser apoiada pela Câmara e o conjunto dos vereadores municipais.