Mobilizados pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) e outras entidades sindicais tais como Sindiute, CUT, Sindsaúde, Sinasce, Fetamce e outros, os servidores municipais protestaram nesta quarta-feira, 17 em frente à Câmara de Vereadores contra a reforma da Previdência na Prefeitura de Fortaleza.

O protesto aconteceu em forma de carreata e buzinaço em frente à casa legislativa. A categoria, que desde o último dia 15 está estado de greve, realizou hoje seu quarto protesto desde a semana passada. Anteriormente já houve manifestações dos servidores no dia 10 na Câmara e nos dias 11 e 15 em frente ao Paço Municipal.

REFORMA FOI ENVIADA À CÂMARA SEM DISCUSSÃO ALGUMA COM SINDICATOS

Para o Sindifort, o envio acelerado da reforma evidencia a falta de compromisso do prefeito Sarto com os servidores. No dia 20 de janeiro, quando o Sindifort entregou a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2021 ao prefeito, ele garantiu que agendaria uma reunião para discutir as reivindicações da categoria, sendo uma das principais a questão da reforma da Previdência. No entanto, Sarto enviou a reforma para ser votada sem se reunir com o Sindifort ou qualquer entidade sindical.

Na semana passada as duas mensagens que compõem a parte inicial do projeto de reforma da Previdência, chegaram à Câmara no dia anterior à votação e depois das 17h. Uma das mensagens, a de número 004/21 e que trata das questões relativas à aposentadoria dos servidores, previdência complementar e outros pontos, foi aprovada ontem em 1º turno com 31 votos a favor e 9 votos contra. Já a outra, 002/21, que traz vários prejuízos como o fim dos anuênios e licença prêmio, não foi votada em plenário, mas tramita em comissões.

Além da questão previdenciária, o Sindifort e outras entidades sindicais também cobram da Prefeitura o reajuste salarial assegurado em lei, reivindicando 4,52% referente à inflação de 2020 (IPCA) e a negociação dos demais pontos da campanha salarial 2021.

Os sindicatos querem que uma reunião da Mesa Central de Negociação agendada pela Prefeitura somente para a próxima segunda-feira (22), seja antecipada para amanhã, 18.

Fique atento(a)! Ajude a mobilizar e participe!

? Confira mais imagens do ato CLICANDO AQUI.