Nesta quinta-feira (11), servidores municipais protestaram em frente ao Paço Municipal para repudiar a atitude do prefeito Sarto Nogueira (PDT), que enviou à Câmara de Vereadores duas mensagens em regime de urgência que compõem a parte inicial do projeto de reforma da Previdência na Prefeitura de Fortaleza. O ato cobrou a retirada do projeto, além de uma reunião imediata entre entidades sindicais e Prefeitura para discutir a questão.
Convocado pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), o protesto contou com a participação de outras entidades sindicais como o Sindiute, CUT, Sindsaúde, Sinasce, Fetamce e outros.

Após intensa pressão, uma comissão de dirigentes sindicais foi recebida pelo titular da Coordenadoria Especial de Articulação Política, Ésio Feitosa. Na conversa, ele se comprometeu a informar até amanhã, 12 de fevereiro, uma data para reunião da Mesa Central de Negociação Permanente, mas sem garantir a participação do prefeito. Os sindicatos avaliam falta de disposição do prefeito Sarto Nogueira para dialogar diretamente com as entidades. Na reunião da Mesa Central, também será discutido o reajuste salarial da categoria, cuja data base aconteceu em 1º de janeiro.

A proposta das entidades sindicais agora é manter a unidade e mobilizar os servidores para que compareçam no próximo ato, marcado a princípio para segunda-feira, dia 15 de fevereiro, às 9h, novamente em frente ao Paço Municipal. Caso não haja avanços, paralisações ou até mesmo uma greve geral podem ser deflagradas.

▶ REFORMA FOI ENVIADA À CÂMARA SEM DISCUSSÃO ALGUMA COM SINDICATOS

Para o Sindifort, o envio acelerado da reforma evidencia a falta de compromisso do prefeito Sarto com os servidores. No dia 20 de janeiro, quando o Sindifort entregou a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2021 ao prefeito, ele garantiu que agendaria uma reunião para discutir as reivindicações da categoria, sendo uma das principais a questão da reforma da Previdência. No entanto, Sarto enviou a reforma para ser votada sem se reunir com o Sindifort ou qualquer entidade sindical.

As duas mensagens que compõem a parte inicial do projeto de reforma da Previdência, chegaram à Câmara no dia anterior à votação e depois das 17h. Uma das mensagens, a de número 004/21 e que trata das questões relativas à aposentadoria dos servidores, previdência complementar e outros pontos, foi aprovada ontem em 1º turno com 31 votos a favor e 9 votos contra. Já a outra, 002/21, que traz vários prejuízos como o fim dos anuênios e licença prêmio, não foi votada em plenário, mas tramita em comissões.

Além da questão previdenciária, o Sindifort e outras entidades sindicais também cobram da Prefeitura o reajuste salarial assegurado em lei, reivindicando 4,52% referente à inflação de 2020 (IPCA) e a negociação dos demais pontos da campanha salarial 2021.

Fique atento(a)! Ajude a mobilizar e participe!