O Sindifort tem, ao longo dos anos, travado uma luta constante contra o assédio moral (e em alguns casos até sexual) contra servidores(as) na Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF).

Um dos frutos dessa luta foi, na gestão passada, a implantação da Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral na Prefeitura de Fortaleza. Essa Política foi implantada em 2019, com a criação de Comissões (Central e Setoriais) de Prevenção e Combate ao Assédio Moral.

Infelizmente, mesmo com a luta do Sindicato e o trabalho das comissões, ainda há casos de assédio e desrespeito aos servidores(as). Um deles ocorreu recentemente na Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Em uma rede social, na qual foi criado um grupo voltado especificamente para demandas dos servidores da AMC, o agente de trânsito Heberfran Mesquita Bruno foi assediado e sofreu provocações, inclusive com a insinuação de violência física, por parte do chefe do setor de T.I. da AMC, Sr. André Lira. Tal ação, além de gerar profundo mal-estar entre os participantes do grupo, causou revolta à categoria.

A atitude do Sr. André Lira é inadmissível em qualquer ambiente social e absolutamente incompatível com o comportamento de um funcionário público, ainda mais quando este detém posição de chefia e possui cargo comissionado. Diante disso, o Sindifort manifesta publicamente seu apoio e solidariedade ao agente Heberfran Mesquita Bruno.

Também solicitamos de imediato que a direção da AMC e a PMF instaurem procedimento para a rigorosa apuração dos fatos, com ampla defesa e contraditório, visto que nada garante que o Sr. André Lira não tome outras atitudes similares ou piores a que foi aqui citada.

Esperamos que condutas lastimáveis desse tipo sejam punidas, sob pena de grave prejuízo ao serviço público e ao desempenho das funções da própria Autarquia, uma vez que criam um clima de insegurança para a integridade física e emocional dos servidores que já sofrem amplo desgaste em suas atividades cotidianas.

Também solicitamos da Prefeitura, com a máxima brevidade, a nomeação das Comissões (Central e Setoriais) de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, cujo mandato expirou no final do ano passado.

Seguimos firmes na luta em defesa dos direitos dos servidores e contra o assédio!