fbpx

Apesar de tardio – e ainda sem data definida -, o Brasil começa a se preparar para dar início à vacinação para conter a pandemia de Covid-19, que já fez mais de 200 mil vítimas somente em nosso país e mais de 2 milhões em todo o mundo. Ao mesmo tempo em que temos recebido notícias animadoras sobre a eficácia das primeiras vacinas em processo de registro junto à Anvisa, o crescente aumento de casos e mortes pelo novo coronavírus em território nacional acende o alerta de que é preciso iniciar de forma urgente uma campanha de imunização responsável e coordenada, assim como já tem acontecido em mais de 50 outros países.

Por enquanto, no Ceará, o Governo do Estado tem orientado que profissionais das unidades de saúde que irão realizar a vacinação se cadastrem até quarta-feira, 13 de janeiro, no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), que funcionará como banco de dados geral dos brasileiros vacinados contra a doença. Mas é preciso mais!

É preciso que o Governo Federal estabeleça uma data concreta para o início da Campanha Nacional de Vacinação e que isso aconteça o quanto antes. É preciso garantir uma logística para que não só as vacinas, mas também agulhas, seringas e demais insumos sejam disponibilizados às unidades de saúde em todo o país. E é preciso, sobretudo, que sejam respeitados e ampliados os grupos prioritários a serem imunizados, contemplando todos os servidores públicos que vêm atuando na linha de frente contra a pandemia em serviços fundamentais.

Além dos profissionais da saúde, já previstos para receberem as primeiras doses dos imunizantes, o Sindifort luta para que guardas municipais, agentes de trânsito, agentes da defesa civil e da Agefis, profissionais da educação e garis também façam parte dos grupos prioritários: profissionais que todos os dias tem arriscado suas vidas para garantir o pleno funcionamento da cidade e assistência à população.

Desde o início da pandemia, o Sindifort têm lutado para assegurar melhores condições de trabalho aos servidores de Fortaleza – incluindo o continuo fornecimento de equipamentos de segurança e testes de Covid-19 – além de termos realizado a campanha solidária com distribuição de cestas básicas e EPIs aos associados. Seguimos empenhados em defesa do serviço público, da saúde e da vida dos servidores municipais e de toda a população fortalezense. E lembrem-se: respeite o distanciamento social, evite aglomerações, higienize as mãos e use máscara.

Contem com a gente nesta luta. Vacinação já!