Em reunião com agentes de trânsito e a direção do Sindifort nesta sexta-feira, 20/02, o diretor de trânsito da AMC, Arcelino Lima, afirmou que não haverá punição de qualquer tipo para os agentes de trânsito que realizaram protesto na quarta-feira, 18/02. Nesta data, devido ao trabalho durante o carnaval e folga subsequente, apenas 39 agentes estavam escalados no turno da manhã.
Por esse motivo, os agentes decidiram fazer um protesto para cobrar da Prefeitura/AMC uma solução para a questão dos vários semáforos quebrados, situação que perdura desde o carnaval. Na quarta-feira, os agentes de trânsito apenas atenderam colisões e outros problemas, não auxiliando em cruzamentos onde haviam semáforos com problemas.
O diretor de trânsito da AMC também se comprometeu a dar condições à categoria para que continuem a atuar nos semáforos defeituosos (equipes para revezamento, distribuição de água, protetor solar etc). Os agentes cobraram mais uma vez solução para o problema dos semáforos e a apuração de responsabilidades no caso.
Matéria publicada no jornal Diário do Nordeste, afirma " A empresa Nova Koasin, responsável pela prestação do serviço, enviou ofício à Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) no último dia 11, informando que abandonaria as atividades a partir daquela data, alegando atraso no pagamento dos trabalhos prestados."
A posição da AMC veio após reunião dos agentes de trânsito ocorrida nesta sexta-feira, 20/02, às 6h, quando a categoria deliberou que se até a segunda-feira, 23/02, não houvesse arquivamento dos procedimentos relativos à punição dos agentes, estes poderiam deflagrar paralisação por tempo indeterminado.
Diante da posição da AMC de que não haverá punição para os agentes, além da garantia aos mesmos de condições para atuar na operação semafórica, a categoria suspendeu a assembleia geral que estava marcada para a próxima segunda-feira, 23, mas permanece em estado de alerta. Uma nova reunião com direção da AMC está agendada para o próximo dia 25/02, às 11h, quando será novamente avaliado o problema.
Importante ressaltar que com os problemas nos semáforos, aumenta a carga de trabalho e a responsabilidade dos agentes de trânsito e que os mesmos continuam empenhados em ajudar a população neste momento de dificuldade. Somente na quarta-feira, 18/02, e pelas razões já explicitadas, os agentes haviam suspendido o trabalho nos semáforos defeituosos. A categoria espera que a Prefeitura, principal responsável pelo transtorno em curso, possa resolver o mesmo o mais breve possível.