Nota de repúdio

Circula em redes sociais um vídeo no qual um servidor municipal associa a imagem do Sindifort (marca e bandeiras) ao pré-candidato da extrema-direita à Prefeitura Fortaleza, Capitão Wagner. O servidor em questão, Orleando Lima, inclusive integra a diretoria do Sindifort e está afastado para concorrer a mandato no Legislativo.

O referido vídeo foi produzido sem conhecimento ou prévia autorização da diretoria da entidade que aqui manifesta seu repúdio à atitude eleitoreira e oportunista. No vídeo, o servidor municipal posa ao lado do pré-candidato Capitão Wagner (Pros), que atualmente exerce mandato de deputado federal. Em seguida, aparecem por diversas vezes bandeiras e a marca do sindicato.

O deputado Capitão Wagner teve voto abertamente declarado em Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2018 e desde então é aliado de seu desgoverno e de suas políticas de morte enquanto deputado federal. Conforme o site Parlametria (www.parlametria.org), que acompanha o posicionamento dos deputados e senadores no Congresso, em 178 votações, quando esteve presente, ele votou em 77% das vezes de acordo com o governo Bolsonaro. Em alguns casos, como nas questões relativas ao meio ambiente, ele votou em 100% das vezes como Bolsonaro queria. A deputada Carla Zambelli, por exemplo, uma das mais fervorosas bolsonaristas, já o consagrou como seu candidato nas eleições municipais de Fortaleza.

Ele tem um discurso moralista e anticorrupção, mas seu partido é investigado no Ceará e em outros estados, juntamente com o PSL, por candidaturas laranjas na última eleição.

Não podemos esquecer que Bolsonaro e seus aliados são hoje os maiores inimigo dos servidores públicos. Não bastasse os constantes ataques ao funcionalismo, aprovaram às custas de negociatas e bilhões em emendas parlamentares a Reforma da Previdência, impondo o aumento da mensalidade do IPM-Previfor para, no mínimo 14%, e dificultando o acesso às aposentadorias e pensões. Além disso, Bolsonaro acabou com os concursos públicos, aproveitou a pandemia para congelar os salários dos servidores até 2022 e vetou inclusive o reajuste dos profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia de Covid-19.

Por tudo isso, já decidimos anteriormente em reuniões e assembleias que o Sindifort não apoia e nem se associa a nenhum candidato de extrema-direita. Aqui não se trata de censura, mas sim de zelarmos por nossa independência, traço que sempre norteou nossas ações ao longo dos 31 anos de nossa história de lutas e resistência.

Salientamos que o servidor mencionado, como qualquer outro cidadão, tem o direito legal de ser candidato, assim como promover sua campanha e publicizar sua trajetória, mas não tem o direito de usar a imagem e a marca do Sindifort, associando a entidade a quem é contrário a tudo aquilo que representamos e defendemos. Não passamos décadas em luta, defendendo os direitos dos servidores contra governos de direita e também de esquerda, inclusive a atual administração, para termos a imagem de nosso sindicato associada ao que há de pior na política de nosso país.

Deixamos clara a posição do Sindifort nestas eleições: respeitamos a preferência individual de cada diretor(a) ou filiado(a). Entretanto, enquanto entidade sindical, seguiremos preservamos nossa independência, inclusive para que possamos defender os direitos dos servidores, com altivez e sem rabo preso, frente a qualquer cenário político que se estabeleça a partir de 2022 em nossa cidade.

Esperamos que fatos dessa natureza não voltem a se repetir e pedimos a todos os nossos filiados que ajudem a defender nossa entidade contra quem dela quer tirar proveito eleitoreiro.

Fortaleza, 6 de agosto de 2020
Um grande abraço!