Desde o início do mês de abril de 2020, o Sindifort tem encaminhado ofícios ao prefeito Roberto Cláudio solicitando providências para garantir soluções aos servidores municipais durante a pandemia de Covid-19.

Entre elas, foi solicitado que a PMF intermediasse um pedido de suspensão, pelo prazo de 03 (três) meses, dos descontos em folha de pagamento de empréstimos consignados sem juros ou outros prejuízos aos servidores.

Entretanto, os bancos conveniados negaram o pedido. Além de não suspenderem o pagamento dos consignados, algumas instituições financeiras ainda estão propondo o refinanciamento destes empréstimos, com a primeira parcela para 30, 60 ou 90 dias, colocando mais juros e/ou taxas sobre as costas dos servidores.

Com a pandemia, todos os setores econômicos e sociais têm enfrentado perdas e graves dificuldades financeiras, o que também inclui os servidores municipais e suas famílias, sobretudo aqueles com baixas remunerações. No entanto, os bancos ainda se acham no direito de lucrar acima de tudo, sem qualquer responsabilidade social, mesmo diante de uma das maiores crises que já enfrentamos.

O Sindifort repudia veementemente tal postura e alerta os servidores para que fiquem atentos e não caiam em armadilhas. São atitudes como estas que mostram a importância da sociedade entender a perversidade deste setor financeiro, que vem destruindo e sugando as riquezas do nosso país e de nosso povo há anos.

Lembramos que o Sindifort já ingressou com duas representações no Ministério Público Estadual solicitando o pagamento imediato dos 40% do 13º salário em junho e que ocorra a suspensão da cobrança de juros aos servidores que solicitaram a antecipação por meio de empréstimos em instituições financeiras.

Aos bancos Santander, Bradesco, Banco Do Brasil, Caixa Econômica Federal, Panamericano e Daycoval, nosso repúdio pela postura de urubus que se aproveitam da dificuldade alheia para lucrar. Ao prefeito Roberto Cláudio, nosso repúdio por não pagar a parcela do 13º salário quando os servidores mais precisam. Seguimos na luta!