SINDIFORT ACIONA MPCE CONTRA ATRASO DE
PARCELA DO 13º SALÁRIO DE SERVIDORES MUNICIPAIS

Presidente em exercício do Sindifort, Eriston Ferreira, exibe documento de representação da entidade junto ao MPCE, cobrando providências sobre o atraso no pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais.

O Sindifort entrou com representação junto ao Ministério Público do Estado do Ceará contra a Prefeitura Municipal de Fortaleza para reverter a decisão do prefeito Roberto Cláudio quanto ao atraso do pagamento da 1ª parcela do 13º salário, regularmente depositado no mês de junho. O pedido, protocolado nesta quinta-feira (11), alega descumprimento da Constituição Federal, da Lei de Responsabilidade Fiscal e violação ao princípio da razoabilidade.

Como aponta a entidade, o contingenciamento de despesas não tem respaldo legal enquanto durar o Estado de Calamidade Pública devido a pandemia de Covid-19, uma vez que os limites, os prazos e as disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal com despesas de pessoal e dívida pública ficam suspensos. Além disso, o 13° dos servidores públicos é obrigação constitucional, não podendo ser alvo de limitação de empenho e movimentação financeira.

O documento ainda cita o socorro financeiro do Governo Federal para complementar as ações de estados e municípios no enfrentamento do coronavírus. Com a primeira parcela da ajuda já repassada na última terça-feira (9), a lei que garante os repasses não impõe cortes na remuneração anual dos servidores públicos ou qualquer tipo de contingenciamento de despesas.

“Diante de toda essa ilegalidade, nosso objetivo é que o prefeito Roberto Cláudio esclareça o atraso dessa remuneração e que possamos criar um canal de diálogo para reverter a decisão de forma extrajudicial. Do contrário, esperamos que o Ministério Público Estadual tome as medidas cabíveis”, explica Eriston Ferreira, presidente em exercício do Sindifort.

Para oferecer auxílio imediato aos servidores mais prejudicados pela decisão da PMF, o Sindifort deu início a uma Campanha Solidária com distribuição de cestas básicas e EPIs a seus filiados na manhã desta nesta quinta-feira (11), em frente ao Paço Municipal. No decorrer da ação, também aconteceu uma Tribuna Livre onde os servidores podem cobrar do prefeito o pagamento da antecipação do 13º e demais direitos.

Seguimos firmes e fortes em defesa dos direitos dos servidores municipais!