MMNPSUS DISCUTE SOBRE EPIs, AFASTAMENTOS
E PLANTÕES A PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Na manhã desta quinta-feira, 21 de março, os diretores do Sindifort, Regina Cláudia e Anderson Ribeiro, participaram de reunião em videoconferência da Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS (MMNPSUS) junto à Secretaria Municipal de Saúde e outras entidades sindicais. Entre os principais pontos levantados, a disponibilização de EPIs em qualidade e quantidade satisfatórias aos profissionais de saúde, o protocolo de pedido de afastamento do IPM, os valores do Plantão Covid-19 e a gestão da Associação Cisne em pelo menos 19 unidades básicas até setembro de 2020. Confira:

▶ EPIs
Ainda sobre os EPIs, o Sindifort vem constatando que os equipamentos não vem sendo distribuídos de forma satisfatória, tanto em quantidade quanto em qualidade dos materiais. Foi encaminhada a abertura de um canal direto junto à Gerência da Célula de Assistência Farmacêutica (CELAF) para que as entidades sindicais possam encaminhar denúncias e reclamações reclamações.

O Sindifort reforça que vem cobrando, desde o início da pandemia, o cumprimento de abastecimento e distribuição adequada de EPIs específicos a depender do risco da atividade do(a) servidor(a), sejam em trabalhos internos ou externos.

▶ SOLICITAÇÃO DE AFASTAMENTOS (IPM)
O superintendente do IPM, Dr. Ricardo Cesar, informou que caso o(a) servidor(a) enfrente algum problema durante a solicitação via aplicativo de celular, este será notificado em até 72 horas para realizar novamente a operação. Já os afastamentos aceitos serão validados de forma automática, sem que haja notificação.

▶ VALORES DO PLANTÃO (PLANTÃO COVID)
A SMS esclareceu que somente os profissionais que trabalham em UTI-Covid em regime RPA terão direito à bonificação com valor diferenciado. Aos que trabalham nas enfermarias atuando na linha de frente contra a Covid, foi solicitada uma gratificação de Insalubridade (40%). A solicitação ainda está em estudo.

▶ PARTICIPAÇÃO SINDICAL NO COMITÊ EMERGENCIAL
Responsável pelas normas técnicas a serem seguidas pelos servidores durante a pandemia, os trabalhos do Comitê Operacional Emergencial (COE) serão acompanhados de perto pelas entidades sindicais, com representação do Diretor do Sindiodonto, Cleyton Magalhães. Além de contribuir com os protocolos, o acompanhamento também dará celeridade a respostas referentes a atestados e outros assuntos.

▶ OS ASSOCIAÇÃO CISNE
A SMS anunciou que a gestão de pelo menos 19 UAPS de Fortaleza será entregue à Organização Social Associação Cisne até o dia 1º de setembro de 2020. Servidores(as) destas unidades poderão solicitar a transferência para outra unidade se assim desejar. Uma reunião específica para tratar sobre os trâmites da concessão das UAPS será agendada para acompanhar o processo. Veja quais serão as unidades:

– Até 15/05/20: Abner Cavalcante, Argeu Hebester, Airton Monte e Fernando Façanha.
– Até 01/08/20: Dr Pessoa, Recamonte Capelo, Eliezer Studart, Guarany Motalverne e Osmar Viana.
– Até 01/09/20: Marcus Aurélio, Maciel de Brito, João Elisio, Graciliano Muniz, Pq. São José, Fco. Monteiro, Pereira de Almeida, George Benevides e César Cals de Oliveira Filho.

▶ HOME OFFICE
Ficou assegurado o pagamento de proventos como vale alimentação e vale transporte a todos os profissionais da saúde que estejam em atividade remota / home office. Em caso de licença ou afastamento, os proventos seguirão sendo descontados.