COVID-19: SINDIFORT ENCAMINHA
DEMANDAS JUNTO À GESTÃO MUNICIPAL

Por meio de videoconferência, a diretoria do Sindifort esteve em reunião extraordinária junto aos secretários Philipe Nottingham (SEPOG), Ana Estela Leite (adjunta da SMS), José Leite (PGM) e Jurandir Gurgel (Sefin) na quarta-feira, 15 de abril de 2020. Além dos secretários, estiveram presentes gestores da PMF e integrantes de outras entidades sindicais.

Na pauta, foram discutidas as condições de trabalho dos servidores municipais frente à pandemia de COVID-19 enfrentada em Fortaleza com pontos enviados pelo Sindifort através de ofício. Veja abaixo alguns dos principais encaminhamentos:

➡ DISTRIBUIÇÃO DE EPIs

A PMF irá distribuir máscaras de tecidos até o dia 18/04 a todos os servidores que seguem trabalhando presencialmente em serviços essenciais. Além disso, serão disponibilizadas um total de 3 máscaras cirúrgicas para cada plantão de 12 horas aos servidores da saúde. A gestão garantiu esforços para fornecer uma maior quantidade de máscaras cirúrgicas aos servidores de nível médio da saúde para que as atividades destes profissionais se adequem à normatização do Ministério da Saúde.

➡TESTES RÁPIDOS PARA COVID-19

Os testes rápidos devem acontecer a partir do dia 16 de abril. Foi disponibilizado aos servidores dos serviços essenciais um portal na internet (https://testeja-profissionaisdesaude.sepog.fortaleza.ce.gov.br/#/solicitante) onde é possível informar todos os dados sobre os afastamentos e casos suspeitos para encaminhar a realização do teste rápido. Quem foi afastado só deve voltar ao trabalho após realizar o exame com resultado negativo. Todo servidor afastado do trabalho em decorrência de um quadro de síndrome gripal deve fazer o exame para saber se é portador do novo Coronavírus.

➡ TRANSPORTE PARA SERVIDORES QUE RESIDEM NA RMF

Não há uma previsão concreta de quando a Prefeitura irá assegurar o transporte ininterrupto para os servidores que residem na Região Metropolitana. Por enquanto, a gestão está aceitando as ocorrências registradas no sistema de ponto para não não penalizar estes servidores. Uma resposta será dada até o dia 18.

➡ GRATIFICAÇÃO EMERGENCIAL PARA SERVIÇOS ESSENCIAIS

O secretário Philipe Nottingham (Sepog) informou que ainda não há qualquer decisão sobre uma possível gratificação emergencial. Ele explicou que os gastos para conter a pandemia em Fortaleza têm extrapolado o orçamento previsto para 2020 e isso exige cautela. A concessão de uma gratificação, porém, não está descartada e será discutida em momento posterior.

O Sindifort sugeriu que a gratificação poderia ocorrer nos mesmos moldes da Gratificação de Serviço Técnico Relevante para os Agentes de Trânsito durante o período da Copa do Mundo de 2014. A proposta ficou de ser avaliada.

➡ ANTECIPAÇÃO DOS 40% DO 13º SALÁRIO

A solicitação ainda será avalia. A antecipação programada para junho de 2020 está mantida.

➡ SUSPENSÃO DE CONSIGNADOS EM FOLHA

A Prefeitura encaminhou ofícios a todos os bancos solicitando a suspensão de cobrança de empréstimos consignados entre 90 e 180 dias. Apenas o Banco do Brasil e o Banco Daycoval concordaram em disponibilizar um prazo para o pagamento de parcelas das operações de novas contratações ou renegociações, mas não poderiam suspender o pagamento de contratos vigentes.

➡ ATIVIDADES DE ACS E ACEs

O coordenador Rui Gouveia (RPA) afirmou que o detalhamento do como cada agente irá contribuir para conter a Covid-19 ainda será estudado e divulgado. A gestão garantiu que todo o trabalho será guiado pela normatização do Ministério da Saúde, incluindo a disponibilização de EPIs.

O Sindifort segue empenhado em garantir os direitos dos servidores, particularmente aqueles(as) que permanecem trabalhando nos serviços essenciais, e cobrando melhores condições de trabalho. Pedimos a todos(as) que puderem que respeitem o isolamento social e fiquem em casa. Contem conosco!