POR MEIO DE OFÍCIO, SINDIFORT
SOLICITA REUNIÃO COM PREFEITO SOBRE
GRATIFICAÇÃO DE ASSISTENTES SOCIAIS

Em prol dos direitos das(os) assistentes sociais do município de Fortaleza, o Sindifort solicitou por meio de ofício uma reunião junto ao Prefeito Roberto Cláudio para tratar com urgência sobre a gratificação dos(as) profissionais de serviço social que integram o quadro da Secretaria Municipal de Saúde (Rede Hospitalar Secundária) com carga horária de 180 horas. O documento foi encaminhado na última terça-feira, dia 8 de março, com cópia para secretária Joana Maciel. Confira o conteúdo abaixo:

Excelentíssimo Prefeito,

O SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA – SINDIFORT, vem, respeitosamente, perante Vossa Senhoria, informar e requerer o que se segue.

O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventiva, que se utiliza de instrumental científico nas diversas refrações da ” questão social”.

Na área da Saúde cabe ao Serviço Social, assistir usuários e familiares de forma a intervir no processo de efetivação plena do SUS, respeito à autonomia e subjetividade, atenção interdisciplinar, construção de novos saberes e práticas, fortalecimento de redes corporativas, gestão democrática na perspectiva da Saúde com Direito.

O serviço social dentro de uma unidade hospital em qualquer tempo tem sua extrema relevância, mas em tempo de crise como a que o SUS enfrenta a anos, a sua existência é primordial.

As intervenções do serviço social junto aos que procuram atendimento faz toda diferença no fluxo hospitalar, em especial em tempos de superlotação, imaginem em tempos de pandemia, onde para além da lotação, existe o medo da população, a ausência de visitas a pacientes suspeitos e restando o elo mantido através do serviço social.

O serviço social dentro da Secretária Municipal de Saúde, não é uma categoria ou um serviço à parte, é parte da composição da assistência hospitalar a saúde. Elas estão nos hospitais Frotinhas, Gonzaguinhas, Nossa Senhora da Conceição, Hospital da Mulher ou HIF, são integrantes da equipe multidisciplinar da saúde, atendem 24 horas por dia, assim como é a assistência hospitalar.

DOS FATOS:

Como já citado a relevância dessa categoria, agora exporemos as aflições.

Indubitavelmente, toda classe trabalhadora que vive do fruto do seu trabalho,  tem por base sua renda para sobrevivência. No entanto, essa categoria teve seus contracheques minguados quando da retirada de uma gratificação de 60% do seu vencimento base. São mães, arrimo de família, profissionais valorosos e pessoas honradas que precisam ter o seu reconhecimento, mas também seus direitos respeitados.

A retirada dessa gratificação se deu de forma unilateral, sem oportunidade de construção de saída para o problema alegado pela administração. Desde o início de 2019 temos tentado solucionar essa demanda nas mesas, mas essas não foram exitosas, na realidade o que foi reproduzido pelos gestores que compõe as mesas, foi o discurso do “tem que ser assim mesmo”.

No dia 12 de fevereiro, por ocasião da inauguração do novo Centro Cirúrgico do IJF, solicitamos uma agenda com o Sr. Prefeito, porém mesmo o próprio prefeito tendo se comprometido com essa agenda, e mantivemos contato via Whatsapp como o referido assessor, Pedro, até o momento não fomos recebidos pelo executivo.

DA REIVINDICAÇÃO:

Após relato dos fatos e da trajetória percorrida, o Sindifort reitera a solicitação de uma mesa com o Sr. Prefeito para que possam debater a pauta das assistentes sociais integrantes do quadro da SMS – Rede Hospitalar Secundária de 180 horas.

Atenciosamente,

Nascelia Silva