I ENCONTRO DAS SERVIDORAS MUNICIPAIS
DECIDE FORTALECER ATO DO  DIA 8 DE MARÇO

Nem a forte chuva que caiu em Fortaleza na manhã da última sexta-feira, 31 de janeiro, impediu a realização do I Encontro de Mulheres Servidoras Municipais de Fortaleza, evento promovido pelo Sindifort, Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e Sindifort Mulher. O Encontro teve como tema “A auto-organização das mulheres, as reformas do Governo Bolsonaro e os impactos na vida da classe trabalhadora”, reunindo servidoras municipais de diversas categorias.

A proposta do evento foi construir e fortalecer um espaço de discussão e empoderamento feminino pela garantia de direitos e para enfrentar os desafios impostos pelo atual governo de extrema direita de Bolsonaro.

O Encontro apontou duas datas importantes nesta construção: o Dia Internacional da Mulher (8 de março) e o Dia Internacional do Trabalho (1º de maio). A preparação de atos nestas duas datas foi uma das deliberações do Encontro, bem como fazer destes atos momentos de denúncia e enfrentamento da política neoliberal e dar visibilidade à pauta das mulheres trabalhadoras.

Além disso, ficou decidido a mobilização e participação na Assembleia Geral do dia 5 de fevereiro, às 8h30, na Pça. da Bandeira, onde será discutida a situação do IPM Previfor frente a iminente reforma da Previdência que já está sendo discutida pela administração municipal. O encontro ainda propôs a realização de um seminário técnico, com data ainda a ser definida, para tratar sobre o assunto, e o engajamento das participantes nas lutas de cunho local e nacional em defesa das minorias e da classe trabalhadora.

Tendo como público alvo as servidoras municipais associadas ao Sindifort, o encontro contou também com a participação de entidades e movimentos sociais convidados como o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Grupo Crítica Radical, integrantes do Psol, entre outros(as).

Como painelistas, participam a mestra em Educação e doutora em Ciências Sociais Aldenir Dias (Dida), coordenadora do Coletivo Feminista Classista “Maria Vai com as Outras” (Santos – SP) e integrante da Intersindical e do PSOL, além de Keu Souza, fundadora do Coletivo Feminista Oba Elékó, Educadora Social da Coord. Municipal de Igualdade Racial de Vitória da Conquista (BA) e integrante do Setorial Nacional de Mulheres da Executiva Nacional do Psol.

O Encontro também contou com a participação de Lidianne Uchoa, coordenadora do departamento jurídico do Sindifort; Angélica Rodrigues, integrante do MTST; Marcela Carnauba, presidente do Psol-Alagoas; e mediação de Nascelia Silva, presidente da entidade e dirigente da Intersindical-CE.