Sessão solene na Câmara Municipal
homenageia os 30 anos do Sindifort

Proposto pela vereadora Larissa Gaspar, o momento relembrou a importância
da jornada de lutas e resistência pelos direitos dos servidores municipais

Para celebrar os 30 anos do Sindifort, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta quinta-feira, 21 de novembro, uma sessão solene que relembrou a importância da jornada de lutas e resistência da entidade pelos direitos dos servidores municipais. O momento, proposto por meio de requerimento da vereadora Larissa Gaspar (PT) e votado por unanimidade pelo plenário da Câmara, contou com a presença de parlamentares, sindicalistas, servidores municipais e movimentos populares comprometidos com a classe trabalhadora.

Ao saudar os presentes, Larissa Gaspar pontuou que a atuação do Sindifort é reconhecida e fundamental tanto pelo enfrentamento para garantir os direitos dos servidores municipais como por pautas trabalhistas e sociais de cunho nacional, sobretudo no contexto atual de retrocessos. “O Sindifort é exemplo pelas lutas que vem travando e precisamos reconhecer as muitas bandeiras levantadas ao longo desses 30 anos: contra o fim da aposentadoria, contra o fim da estabilidade do servidor público, em defesa da educação, contra a violência direcionada às minorias e tantas outras”, destacou a vereadora.

Em sua fala, o vice-presidente do Sindicato Eriston Ferreira, ressaltou a relevância dos servidores para o município de Fortaleza, que muitas vezes passam despercebidos pela população. “O serviço público vem sendo bastante atacado em nosso país de forma geral. Mas é preciso lembrar que são esses trabalhadores que educam os filhos dos mais necessitados, que conservam os espaços públicos, que fazem o atendimento básico nos postos e hospitais, que auxiliam na segurança e na mobilidade urbana, que fazem a cidade funcionar”.

Uma das homenageadas da sessão, a presidente do Sindifort, Nascelia Silva, agradeceu a solenidade e frisou que receber o reconhecimento da Câmara Municipal e o apoio de tantos envolvidos com a defesa dos trabalhadores – como a Intersindical, o MTST, o Movimentos Círculos Populares e a Frente Povo Sem Medo – dá ânimo para seguir lutando contra a retirada de direitos e pelos avanços necessários para as trabalhadoras e os trabalhadores. “Enquanto estivermos por aqui, estaremos fortalecidos em uma luta plural, cada vez mais firme, em defesa de todos e todas que fazem a história deste país, deste estado e deste município”, enfatizou Nascelia.

UNIR PARA FORTALECER

Representando os servidores durante a solenidade, o agente de trânsito Rodrigo Barros lembrou que os parlamentares precisam legislar em prol dos servidores e fiscalizar o cumprimento das leis que garantam seus direitos. Além disso, o agente salientou que a luta sindical só existe por meio de intensa mobilização e conclamou os servidores a estarem cada vez mais presentes nas lutas. “Só existe sindicato forte quando os trabalhadores estão conscientes e atuantes em relação aos seus direitos. Quem faz o Sindifort somos nós, servidores, e precisamos caminhar juntos para seguir conquistando benefícios e resguardando nossos direitos”.

• CONFIRA A LISTA DE HOMENAGEADOS
    Antônia Nascelia Silva (Presidente do Sindifort);
    Maria de Fátima Lopes (Representando a diretoria);
    José Francisco da Silva Jr. (Representando os funcionários);
    Lidianne Uchoa (Representando os colaboradores);
    Vicência Helena Lopes (Representando as servidoras);
    Francisco Antônio de Sousa (Representando os servidores).