fbpx

O Sindifort e a Intersindical-CE prestam solidariedade ao jornalista Glenn Greenwald e à sua família e repudiam a agressão cometida pelo também jornalista Augusto Nunes.

Dia 07/11/19, Glenn Greenwald foi agredido fisicamente por  Augusto Nunes durante a transmissão ao vivo em um programa da rádio Jovem Pan.

Greenwald é o jornalista que fundou o site The InterceptBr, responsável por divulgar conversas de procuradores e juízes que comprometem os mesmos e a Operação Lava Jato.

Antes do debate na Jovem Pan, Augusto Nunes já havia gravado um vídeo fazendo insinuações caluniosas e homofóbicas sobre a família de Greenwald, envolvendo inclusive seus filhos menores. Este vídeo foi parte de uma campanha orquestrada contra o jornalista por apoiadores do presidente de extrema direita  Jair Bolsonaro, após a divulgação das conversas da Lava Jato.

No programa da Joven Pan, Glenn Greenwald pediu explicações a Augusto Nunes sobre o vídeo e, como este não se retratou, Greenwald o chamou de covarde. Em seguida ele foi agredido com tapas por Augusto Nunes.

Após a agressão física, uma verdadeira onda de apoiadores do presidente de extrema direita Jair Bolsonaro passou a defender o agressor, atacar Greenwald e justificar o injustificável. Dentre esses, estão parlamentares como os filhos do presidente, o deputado cearense André Fernandes(PSL) e Olavo de Carvalho.

Em nota a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) afirmou “… a onda de reações que se seguiu ao episódio dispara um alerta que não pode ser ignorado a respeito do estágio que a hostilidade aos jornalistas e aos veículos de imprensa atingiu no Brasil. Quem atiça esse clima de hostilidade tem intenção de calar vozes críticas e sufocar a liberdade de expressão – sem ela, as outras liberdades também morrerão”.

Muitos do que atacam Greenwald também passaram a atacar os ministros do STF após a decisão do Tribunal de que cumprirá a Constituição e que não cabe prisão em segunda instância, mas somente com trânsito em julgado. Nas redes sociais há muitas fake news e desinformação planejada. Extremistas de direita pedem o fechamento do STF ou coisa pior.

Repudiamos a agressão a jornalistas e aos ministros do STF. O Estado Democrático de Direito e a liberdade de expressão devem ser preservados, É inadmissível que o debate descambe para agressões físicas, ameaças ou coisa pior. Seguimos firmes na defesa dos direitos dos trabalhadores e da democracia!