Agentes de trânsito são recebidos
por deputados e cobram segurança e
melhores condições de trabalho

Sindifort, Intersindical, Siantrans, Sindiguardas e
AGT Brasil estiveram à frente da mobilização

Na quinta-feira, 22/08/19, agentes de trânsito de todo o Ceará realizaram manifestação na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) para cobrar mais segurança e melhores condições de trabalho no exercício de suas funções. O ato aconteceu pouco mais de um mês após o assassinato do agente Jackson Bezerra, perseguido e morto em Sobral, onde combatia a atuação de mototaxistas piratas. O protesto foi organizado por sindicatos e centrais sindicais que representam os agentes, como o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), a Intersindical-CE, o Sindicato dos Agentes Municipais de Trânsito e Transportes do Estado do Ceará (Siatrans) e a Associação dos Agentes de Trânsito do Brasil.

Após manifestação na parte externa da ALCE, uma comissão com seis representantes das entidades e da base da categoria foi recebida pelo vice-presidente da Casa, deputado Fernando Santana (PT) e por cinco deputados. As entidades cobraram uma resposta em relação ao assassinato e à investigação da morte do agente Jackson Bezerra.

O deputado Fernando Santana entrou em contato com o delegado geral da Polícia Civil do Ceará, Marcus Rattacaso, que afirmou estar acompanhando de perto o caso. De acordo com o parlamentar, o delegado informou que a investigação está dentro do prazo e que segue em segredo de investigação, mas já adiantou que a quebra do sigilo de investigados já está em andamento.

Outras pautas apresentadas pelos agentes foram: melhores condições de trabalho, estrutura de instalações, ampliação de parcerias entre Estado e municípios para que tenham quantidade ideal de agentes (um agente para mil veículos), fardamento em conformidade ao indicado (mínimo de 50% em cor vibrante para zona urbana e 100% para rodovias), regulamentação de equipamentos de segurança individual, padronização de identificação, credencial e distintivo, além de intensificar a parceria entre os órgãos municipais, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran) e a Polícia Militar.
Sobre os demais pontos de pauta, os deputados marcaram uma reunião para o dia 19 de setembro, onde serão apresentadas respostas.

Achamos importante ressaltar a importância da unidade na luta dos agentes de trânsito do Ceará. O ato foi positivo por termos sido recebidos e por ter havido compromisso dos deputados com nossas pautas. Mas nosso maior ganho foi ter mostrado a unidade da categoria. Seguimos firmes na construção de outras mobilizações pela valorização salarial, segurança e por melhores condições de trabalho. Parabéns!

Com informações do site da ALCE.