Sindifort comemora 30 anos de lutas e resistência e
aprova campanha contra o fim da aposentadoria
O Sindifort celebrou 30 anos de lutas e resistência com a realização de seminário, assembleia e solenidade na sexta-feira, dia 15 de fevereiro de 2019. O evento aconteceu no Hotel Praia Centro, na avenida Monsenhor Tabosa, Fortaleza/CE.
Servidores de várias categorias prestigiaram o evento que teve início com credenciamento para o seminário sobre a Reforma da Previdência, seguido de café da manhã. Foi instituída uma mesa de saudação com centrais sindicais (Intersindical – Central da Classe Trabalhadora, CTB, CSP Conlutas e Frente Sindical dos Servidores Municipais), entidades de classe (OAB), movimentos sociais (MTST, representando a frente de mobilização nacional Povo Sem Medo, Movimento Círculos Populares), partidos políticos (PSOL, PCB, PCdoB e PSTU) e parlamentares como o deputado estadual Renato Roseno (PSOL-CE), a vereadora Larissa Gaspar (PPL) – que também representou o vereador Ronivaldo Maia (PT) – e a assessora jurídica do vereador Guilherme Sampaio (PT), Sra. Marti: todos ressaltaram a importância do evento do Sindifort.
Após a saudação pelo convidados, o evento teve início com o seminário “Reforma da Previdência – Construir a Resistência Contra o Fim da Aposentadoria”, que contou com os painelistas Clemente Ganz Lúcio (professor, sociólogo e diretor técnico nacional do DIEESE), Edson Carneiro Índio (secretário geral da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora Nacional) e o deputado estadual Renato Roseno (PSOL–CE).
Para Edson Carneiro Índio, secretário geral da Intersindical- Central da Classe Trabalhadora Nacional, “o atual cenário em que vivemos nos pede organização e diálogo. Do contrário, vamos amargar com o fim do direito à aposentadoria.”
Já o deputado estadual Renato Roseno (PSOL-CE) destacou: “Temos o desafio de criarmos uma agenda política de auto-organização e recuperar uma unidade social de independência e consciência de classe.”
Em sua fala, o professor Clemente Lúcio afirmou que “o debate da previdência não é um debate qualquer. Não há forma do movimento sindical e dos movimentos sociais dizerem que não irão entrar nesse jogo. Não há alternativa que não seja a organização da luta dos trabalhadores. A luta tem que ser qualificada e a longo prazo.”
No período da tarde, foi realizada uma Assembleia Geral Ordinária dos servidores municipais para discutir e deliberar a seguinte pauta:
– Prestação de contas do Sindifort referente ao exercício de 2018;
– Esclarecimentos sobre o pagamento de anuênios de todos grupos (incluindo 4º e 5º grupo);
– Eleição de delegados do Sindifort para o 2º Congresso da Intersindical, que acontece nos dias 16 e 17 de Março de 2019 na cidade de São Paulo;
– Resoluções do seminário, que envolvem campanhas junto aos servidores e a população para esclarecer sobre os prejuízos que a classe trabalhadora terá com a reforma de Bolsonaro, que na prática significa acabar com a aposentadoria ao aumentar o valor das contribuições mensais, aumentar a idade para mulheres (de 55 para 62 anos) e homens (de 60 para 65 anos) e ainda fazer com que os trabalhadores e servidores passem a pagar sozinhos sua aposentadoria;
– Participação nas atividades do dia 20 de fevereiro de 2019: Dia Nacional de Luta contra o fim da aposentadoria;
– Participação na plenária sobre a Reforma da Previdência convocada pelas centrais sindicais no dia 26 de fevereiro de 2019, às 14h, no SINTUFC (Rua Waldery Uchôa, 50 – Benfica);
– Construção do Dia Internacional da Mulher (8 de março);
– Realização do seminário ‘A Reforma da Previdência e os impactos na vida das Mulheres Trabalhadoras’ no dia 30 de março de 2019, das 8h às 12h30, na sede do Sindifort.
Após um longo debate, todos os pontos elencados foram aprovados por unanimidade.
Dando sequência às atividades, deu-se início a solenidade de celebração dos 30 anos de lutas e resistência do Sindifort, com uma mesa composta por entidades, partidos políticos e movimentos sociais. Foi apresentado um documentário que destacou as lutas da entidade. A solenidade encerrou com uma homenagem surpresa à presidente do Sindifort, Nascelia Silva que agradeceu a todos os presentes e reafirmou o compromisso de luta para combater todo e qualquer ataque à classe trabalhadora. A celebração foi finalizada com um coffee-break.
Que venham os próximos 30 anos de lutas! Juntos construindo a resistência, porque o futuro é de quem luta e sonha!