Amanhã vai ser outro dia

Nota em solidariedade ao deputado federal Jean Willys

Na última quinta-feira, dia 24 de janeiro, Jean Wyllys (PSOL) anunciou a renúncia do mandato no cargo de deputado federal pelo Rio de Janeiro sob alegação de ameaças. O parlamentar, que já se encontra fora do país, afirmou também que não irá voltar ao Brasil.

Há anos, Jean tem sido alvo de ameaças, agressões, notícias falsas e ataques à sua reputação, tudo por ter se notabilizado como um dos parlamentares mais atuantes do Congresso Nacional, estando à altura do desafio de defender pautas relacionadas aos direitos humanos, em especial a da comunidade LGBT.

Soma-se a isso o assassinato da ex-vereadora Marielle Franco, também eleita pelo PSOL no Rio de Janeiro, e o avanço das investigações que ligam familiares de um ex-PM suspeito pelo assassinato ao senador eleito Flávio Bolsonaro, também foram motivos para que Jean tomasse a decisão.

Com o crescimento de uma agenda que pretende intensificar a retirada de direitos da classe trabalhadora, frente a iminente votação da reforma da previdência e o aprofundamento do conservadorismo, vivemos tempos difíceis. Cresce a intolerância, o ódio, a criminalização dos movimentos sociais e a violência. Não resta dúvida que nossa frágil democracia encontra-se fortemente ameaçada. Não há como aceitar que um legítimo representante do povo, como Jean Wyllys, seja vítima de ameaças diárias que o obrigam a renunciar ao novo mandato e a sair do país para poder garantir o direito básico de viver com alguma tranquilidade.

Vozes como a de Jean são imprescindíveis e corajosas. O serviço prestado à população brasileira, principalmente às minorias, nos inspira e nos dá muito mais coragem de seguir, lutar e resistir. O Sindifort e a Intersindical – Central da Classe Trabalhadora no Ceará prestam toda a solidariedade e respeito à decisão de Jean Wyllys e declaram estar juntos na luta contra a exploração e toda a forma de opressão. Juntos construindo a resistência!