Durante toda a manhã desta terça-feira (18), os dirigentes do Sindifort Nascelia Silva, Anderson Ribeiro, Eriston Ferreira, Ana Miranda e Orleando Lima estiveram acompanhando a tramitação dos projetos referentes às pautas de reivindicações salariais na Câmara Municipal de Fortaleza.
Entre as pautas apreciadas, estão o reajuste de 3,71% aos servidores do município, o cumprimento dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), a implementação das promoções e progressões, o acréscimo de R$ 1,00 no auxílio alimentação e o cumprimento dos pisos nacionais da educação, dos ACS e ACE’s. Tanto o reajuste quanto a implementação destas outras pautas, já vigoram já partir de janeiro de 2019.
O reajuste de 3,71% e do Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE já tramitaram nas comissões com parecer favorável e devem ser aprovados em plenário até antes do recesso da Câmara.
Em relação à gratificação de 20% para servidores de nível médio da Atenção Primária à Saúde com jornada de 40h semanais (Técnicos de Enfermagem, Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico em Higiene Dental), a Prefeitura de Fortaleza irá encaminhar projeto para a Câmara ainda em janeiro de 2019, embora os vereadores só iniciem os trabalhos em fevereiro, quando o projeto deve ser votado. De acordo com a gestão municipal, o projeto de lei precisa de mais tempo para ser elaborado, uma vez que trará modificações nos Planos de Cargos (PCCS) da categoria. Uma reunião para a elaboração do projeto está agendada para o dia 27 de dezembro, com participação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), do Sindifort e demais entidades sindicais.
Pecúnia e ponto facultativo
Duas outras informações importantes para os servidores são as de que será liberado, no caso dos professores, a partir de 2019, o pagamento das licenças prêmio em pecúnia e de que nos dias 24 e 31 de dezembro haverá ponto facultativo na Prefeitura
A direção do Sindifort continua acompanhando e vai cobrar os compromissos assumidos pelo prefeito Roberto Cláudio em reunião no dia 17/12/18. Estamos atentos!