Servidores municipais terão reajuste de 3,71% para 2019
Reajuste deve repor inflação projetada para 2018. Sindifort afirma que
não abrirá mão das perdas salariais acumuladas dos últimos anos.

Em reunião da Mesa Central de Negociação Permanente nesta segunda-feira (17), dirigentes do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) e outras entidades sindicais estiveram reunidos para garantir um reajuste de 3,71% aos servidores do município, o que deve repor a inflação projetada para 2018, além de um acréscimo de R$1 no auxílio alimentação. O reajuste terá efeito imediato e já constará na folha dos servidores municipais a partir de janeiro de 2019.

Os dirigentes do Sindifort Nascelia Silva, Eriston Ferreira e Anderson Ribeiro levaram para a mesa a proposta de reajuste de 10,11%, percentual aprovado em Assembleia Geral no último sábado (15) para repor o reajuste zero de 2017. Porém, diante das sinalizações da gestão, o Sindifort defendeu pelo menos o arredondamento do percentual de reposição da inflação para 4%, o que não foi acatado pela equipe do prefeito Roberto Cláudio. A gestão justificou que os pacotes econômicos nacionais ainda indefinidos para 2019, sobretudo em decorrência da Reforma da Previdência e da Reforma Tributária, impedem a concessão de um reajuste acima da inflação.

O Sindifort considera que, neste primeiro momento, não poderia deixar de garantir pelo menos a reposição da inflação e o acréscimo no auxílio alimentação para que os servidores não fossem ainda mais penalizados. “Mesmo com o reajuste de 3,71% para reposição da inflação, nós do Sindifort reafirmamos que não abriremos mão das nossas perdas salariais acumuladas. Sobre isso, a gestão se mostra aberta para negociá-las futuramente”, afirma Eriston Ferreira, vice-presidente da entidade. Uma nova reunião da Mesa Central está agendada para o dia 24 de janeiro, onde serão negociados diversos outros pontos apresentados pelo Sindifort, como a licença prêmio, a garantia de aposentadoria plena e a realização de novos concursos públicos.

Ainda dentro das pautas levadas pelo Sindifort, o prefeito reafirmou que iria assegurar o cumprimento dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), a execução das ações judiciais dos anuênios e a implementação das promoções e progressões dos servidores. Além disso, a gestão se comprometeu a cumprir os pisos nacionais da educação, dos ACS e ACE’s, e assegurou o pagamento da gratificação de 20% para servidores de nível médio da Atenção Primária à Saúde com jornada de 40h semanais (Técnicos de Enfermagem, ASB, THD). As pautas serão encaminhadas à Câmara Municipal já nesta terça-feira (18) para serem implementadas também a partir de janeiro de 2019.