Nota de solidariedade do Sindifort e da
Intersindical aos militantes do MST-PB

Perseguições aos movimentos populares têm sido constantes nas últimas semanas e deixado vítimas de forma brutal e violenta. No último sábado (08), Orlando Bernardo e Rodrigo Celestino, líderes militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-PB), foram mortos a tiros no acampamento Dom José Maria Pires na cidade de Alhandra (PB), a 45 km de João Pessoa. O acampamento, que abriga mais de 450 famílias, foi invadido por jagunços encapuzados, que covardemente metralharam a área onde jantavam os agricultores.

Orlando Bernardo, inclusive, já havia perdido um irmão também militante: Odilon Bernardo, integrante do Movimento Atingidos por Barragens na Paraíba, assassinado em 2009, aos 33 anos.

O Sindifort e a Intersindical – Central da Classe Trabalhadora vêm prestar toda a solidariedade e apoio às famílias, amigos das vítimas e aos movimentos camponeses. Mais do que nunca, é preciso que as autoridades pertinentes sejam garantidoras da proteção dos direitos humanos e dos movimentos sociais, que sempre se propuseram a atuar de forma não violenta.

Não podemos permitir que a ascensão do fascismo criminalize as organizações e os movimentos sociais, principalmente os que lutam por terra, trabalho e dignidade para a construção de um Brasil com mais justiça social e menos desigualdade.

Precisamos reafirmar que lutar não é CRIME! Estamos juntos, firmes e fortes, em defesa do direito de livre organização e manifestação social. Juntos somos resistência!