Nota de solidariedade ao MST-CE e contra
a perseguição aos movimentos sociais

O Sindifort e a Intersindical – Central da Classe Trabalhadora se solidarizam aos mais de 60 cidadãos e cidadãs do Acampamento 17 de Abril, em Santana do Acaraú, que foram violentamente expulsos por policiais e fazendeiros da região. A ação criminosa contra o acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-CE) já é o terceiro ato criminoso contra a organização em pouco menos de um mês no Ceará. Além da expulsão, desta vez, casas foram destruídas e queimadas e animais dos trabalhadores foram mortos.

Trata-se de uma ação ilegal, uma vez que não houve aviso prévio e as famílias foram surpreendidas. Gene Santos, coordenador estadual do MST, já alertou que o movimento tem sido alvo de perseguição por parte de fazendeiros que querem coibir a atuação de movimentos sociais no campo.

Não bastasse o livre desenvolvimento do capitalismo na agropecuária e a concentração de terras nas mãos grandes empresas e famílias, o poder econômico ainda avança com violência contra a luta do MST, que sempre se propôs a ocupar terras de forma não violenta. Por isso, ressaltamos que o movimento de luta pela terra, pela Reforma Agrária e pela construção de uma sociedade mais justa, sem explorados nem exploradores, não pode ser criminalizado!

Aqui, deixamos toda a nossa solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras que lutam pelo direito à terra. Desde já, estamos juntos, firmes e fortes, para defender e exercer o direito de livre organização e manifestação social. Juntos somos resistência!