fbpx

Depois de um intenso processo de negociação e mobilização, que perdurou cerca de 40 dias, foi aprovado na quarta-feira 12/12/2013 o PL 62/2013.

O projeto original havia sido profundamente contestado pelos servidores e pelas entidades integrantes do Fórum Unificado, pois retirava direitos (abono de aposentadoria para os que têm proventos acima do teto do INSS), instituía a figura da aposentadoria especial e ainda determinava várias medidas punitivas para o caso de os pedidos de aposentadoria provisória apresentarem falhas no trâmite do processo, mesmo quando essas não forem de responsabilidade dos servidores, tais como cobrança de restituição de valores inclusive de dependentes, instauração de processos administrativos, etc.

Graças à reação da categoria, a tramitação do projeto foi bloqueada e foi estabelecido minimamente um processo de debate com o governo municipal, através da Sepog e de vereadores. Em relação à sua versão inicial, o projeto aprovado foi bastante alterado, sendo retirados os artigos que revogavam o abono de aposentadoria e as medidas punitivas. Entretanto, como a instituição da aposentadoria provisória foi mantida de forma implícita, o Sindifort manteve a posição contrária ao projeto e solicitou aos vereadores de oposição que votassem contra sua aprovação (clique na imagem para ver como foi o voto dos vereadores).