fbpx
Mobilização do Sindifort garante gratificação para
atenção primária (SMS) e volta dos guardas aos postos de saúde

 

Os diretores do Sindifort Anderson Ribeiro, Regina Cláudia e Ana Miranda estiveram na tarde de terça-feira (13) no Paço Municipal em reunião com o prefeito Roberto Cláudio, secretários da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e assessores da Prefeitura de Fortaleza.

A reunião com o prefeito e secretários ficou acertada pelo Sindifort com a titular da SMS após paralisação dos servidores da atenção primária nos dias 18 e 19 de setembro. O objetivo foi solucionar as reivindicações pendentes da categoria encaminhadas pelo Sindifort.

Encerramento das atividades nos postos de saúde às 17h – Sobre esse ponto, o prefeito Roberto Cláudio afirmou não ser possível devido a necessidade de atendimento à população. Mesmo assim, o Sindifort cobrou um estudo da quantidade de atendimentos neste horário para avaliar a demanda.

Guardas Municipais nos postos de saúde – O prefeito se comprometeu em criar um pelotão específico para a Saúde, sob o controle direto da SMS. Este pelotão contará de imediato com 60 guardas municipais que estarão em sistema de rodízio nas UAPS. Mais 100 guardas (T2) serão chamados em janeiro/19 e cobraremos a ampliação deste pelotão. O Sindifort está atento para acompanhar este compromisso.

Carga Horária de 32 horas para o Nível Médio (Téc. de Enfermagem), auxiliar de saúde bucal e técnico em higiene dental – Roberto Cláudio propõe em substituição a esta redução uma Gratificação de 20% sobre o Vencimento Base (VB), garantindo, ainda, a Educação Permanente presencial nas UAPS dentro da carga horária de 40 horas semanais. Conforme a Prefeitura, esta gratificação deverá ser encaminhada até janeiro de 2019. O Sindifort deixou claro que continua a luta pela redução de jornada.

Piso Nacional dos ACS e ACE – Após cobrança do Sindifort sobre o novo Piso Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), o prefeito e o secretário Philipe Nottingham informaram que o estudo de impacto financeiro sobre o reajuste do novo Piso Nacional foi feito. A mensagem que regulamenta o reajuste do Piso Salarial dessas categorias será encaminhada antes do recesso da Câmara Municipal e será tratada como pauta na Campanha Salarial 2019 (reajuste geral), da mesma forma como ocorre para os servidores da educação, sendo o reajuste de forma retroativa a janeiro. Por isso é fundamental o engajamento de todos na campanha salarial!

O resultado da reunião com o prefeito garante uma vitória dos servidores da atenção primária. Os servidores da atenção primária à saúde estão de parabéns! Na primeira paralisação das categorias, com parte dos integrantes ainda em estágio probatório, está assegurada uma gratificação de 20%, a presença de guardas nos postos e a garantia do pagamento do Piso Nacional dos ACS e ACE.

Para Anderson Ribeiro, esta vitória é fruto da capacidade de mobilização da categoria e do trabalho sério e responsável desenvolvido pelo Sindifort.

Agora é continuar a mobilização para cobrar o cumprimento do que foi acertado e garantir as reivindicações da Campanha Salarial 2019. É importante a participação de todos os servidores de nível médio da Atenção Primária na Assembleia das categorias, que acorrerá na quinta-feira, 22 de novembro, às 14h, na sede do Sindifort. Vamos à luta!