Os servidores da Atenção Primária à Saúde realizaram uma assembleia geral na última sexta-feira (5), no auditório do Sindifort. Na ocasião, foram avaliados os resultados da negociação com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que ocorreu no dia 3 de outubro, e a mobilização da categoria.

Agendada após a paralisação nos dias 18 e 19 de setembro, a reunião discutiu as principais reivindicações das categorias, como a disposição de pelo menos dois guardas municipais para cada posto de saúde e a extensão da política de Educação Permanente para todos os servidores do nível médio da Atenção Primária, com encerramento dos atendimentos às 17h.

A secretária da SMS, Joana Angélica, voltou a propor o uso das torres de vigilânciae câmeras de segurança como solução para a insegurança nos postos, além de sugerir que as viaturas da Inspetoria de Segurança Escolar (ISE) da Guarda Municipal de Fortaleza atenda também aos postos da capital. Levantamento feito pelo Sindifort mostra que, das 20 viaturas da GMF, apenas um quarto estão operando, o que é insuficiente até mesmo para às necessidades da ISE.

A secretária também propôs uma gratificação aos servidores do nível médio da  Atenção Primária que não estão inclusos na Educação Permanente e agendou uma reunião com o prefeito para o dia 18 de outubro.

Anderson Ribeiro, diretor de mobilização do Sindifort, destacou que o Sindicato garantiu que nenhum servidor que participou da mobilização nos dias 18 e 19 de setembro levasse falta, desde que compense o dia de trabalho até 5 de novembro.

Já Nascelia Silva, presidente do Sindifort, afirmou que “os servidores da atenção primária à saúde estão de parabéns. Na primeira paralisação das categorias, com parte dos integrantes ainda em estágio probatório, conseguimos garantir proposta de gratificação e reunião com o prefeito para discutir a pauta. É importante manter a mobilização para asseguramos gratificação e avançarmos”.

A proposta de gratificação oferecida pela SMS, com percentual a ser apresentado no prazo de 15 dias, foi aprovada. Além disso, os servidores concordaram em permanecer em mobilização pela garantia de segurança nos postos de saúde e pela defesa do Plano de Educação Permanente. O Sindifort irá levar tais reivindicações diretamente ao prefeito Roberto Cláudio, em reunião agendada para o dia 18 de outubro. Não aceitamos nenhum direito a menos!