O Sindifort se solidariza à paralisação dos médicos, enfermeiras e dentistas municipais, que acontece na próxima segunda-feira, 3 de setembro de 2018, devido à falta de segurança nos postos de saúde de Fortaleza. O Brasil vive uma crise na segurança pública e Fortaleza não foge à regra, sendo uma das capitais mais violentas do país. Tal insegurança chegou aos locais de trabalho e aos servidores municipais.

A Campanha Salarial 2018, puxada pelo Sindifort, trouxe como um dos pontos de pauta a insegurança dos servidores municipais. Até o momento, a PMF não tomou nenhuma atitude efetiva para garantir a segurança dos trabalhadores e da população que busca atendimento nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS).

Pelo contrário: a PMF retirou os profissionais de segurança privada das unidades, deixando os servidores, os equipamentos de saúde e a população ainda mais vulneráveis. No primeiro semestre de 2018, mobilizados pelo Sindifort, várias categorias – entre elas médicos, dentistas, enfermeiras, técnicas de enfermagem, ASB, TSB e Agentes Comunitários de Saúde – paralisaram suas atividades em três unidades reivindicando mais segurança para viver e trabalhar.

Mesmo após a apresentação da pauta sobre a segurança dos servidores na Mesa Central de Negociação, na Mesa Setorial de Segurança e na Mesa Municipal Permanente do SUS, a prefeitura tem tratado com descaso e desprezo o assunto. Nenhuma perspectiva de melhoria e ação concreta foi tomada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pela Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (SESEC) ou pela Prefeitura.

A paralisação é um ato pela garantia de segurança para trabalhar e essencial para atendimento à população que tanto precisa dos serviços da Atenção Básica em Fortaleza. O Sindifort reafirma o compromisso de luta e apoia médicos, não médicos e demais servidores da Atenção Primária à Saúde de Fortaleza. Queremos segurança para viver e trabalhar! Nenhum direito a menos!