Em assembleia geral realizada na terça-feira, 19 de julho, os servidores da carreira de segurança pública da GMF deliberaram entrar em greve dia 23 de julho.
Em retaliação a direção da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) transferiu guardas de inspetorias e ameaçou instaurar processos administrativos contra os servidores que estão a frente da luta. Ao invés de abrir a negociação com os trabalhadores, a direção da guarda e a Prefeitura Municipal de Fortaleza fizeram de tudo para impedir a livre de mobilização da categoria.
Diante disto, em assembleia geral no dia 23, os guardas decidiram suspender a paralisação e manter o estado de greve. Também deliberam pela assembleia geral, seguida de ato pelo direito à greve e por melhores condições de trabalho e segurança para os Guardas Municipais.
O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Municipais de Fortaleza (Sindifort) e sindicatos específicos dos guardas seguem à frente da luta e realizam manifestação e assembleia geral na quinta-feira, dia 28 de julho, com concentração 8h na Praça da Bandeira.
As principais reivindicações da categoria são:

– Que a GMF/SESEC/PMF se abstenha de determinar que os servidores da GMF cumpram atividades ostensivas, sem a garantia de segurança.
– Garantia de distribuição dos equipamentos de trabalho indispensáveis à segurança dos servidores da GMF que exercem atividades ostensivas, quais sejam: arma de fogo, espargidor de pimenta, coletes balísticos, pistola de condução elétrica, rádios de comunicação HT e outros;
– Garantia de Formação, Capacitação e Treinamento para o processo de armamento da GMF, conforme estabelece a legislação;

– Assinatura do convênio com a Polícia Federal
Instalação de sistema de câmeras com monitoramento 24 horas e cerca elétrica na sede da GMF;
– Assegurar Iluminação Pública na sede da GMF, sobretudo, no estacionamento;
– Aquisição de portão elétrico para a sede da GMF em substituição ao portão de entrada de veículos da instituição;
– Aumento do quadro efetivo de servidores da GMF através da convocação dos aprovados no último concurso, que se encontram acampados há mais de 100 dias em frente ao gabinete do prefeito.

Participem, a luta é de todos!!!

Confira a repercussão na mídia:

Jornal O Povo

Diário do Nordeste