Apesar da forte chuva que caiu no Centro da cidade na manhã desta sexta-feira, 19 de fevereiro, o Sindifort realizou assembleia geral dos servidores e empregados públicos municipais de Fortaleza, na sede do sindicato. Na pauta, a Campanha Salarial 2016.
Em reunião com dirigentes sindicais no dia 15/02/16, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) foi claro: qualquer eventual reajuste salarial para servidores e empregados públicos municipais de Fortaleza este ano, não chegará nem a repor a inflação do ano passado, que em Fortaleza foi de 11,43%, tendo por base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Diante disso os servidores reunidos em assembleia geral deliberaram pela realização, na próxima sexta-feira, 26/02/16, de uma marcha até o Paço Municipal. A concentração acontece às 8h na Praça da Bandeira (ao lado da Faculdade de Direito da UFC).
Da praça, os servidores seguem em caminhada até o Paço Municipal onde realizam nova assembleia geral. Se não não houver mudança na posição da Prefeitura, os servidores deverão aprovar greve por tempo indeterminado. O Sindifort e as entidades que compõem o Fórum Unificado dos Servidores e Empregados Públicos Municipais reivindicam 19,46% de reajuste salarial, o que equivale a recuperar o poder de compra que os servidores tinham em maio de 2008.
Até a próxima sexta-feira, o Sindicato realizará assembleias setoriais em vários órgãos.
No momento, os professores municipais já se encontram em greve, agentes de saúde e de endemias e fiscais municipais estão em estado de greve e odontólogos e enfermeiros do Programa Saúde da Família (PSF) iniciam greve na segunda-feira, 22/02.