Os garis da Emlurb voltaram a reunir-se na manhã da quarta-feira, 02/07/14. A assembleia foi realizada na sede da empresa, às 8h, e teve como pauta avaliação do cumprimento por parte da Emlurb e da Prefeitura de Fortaleza dos prazos acordados com a categoria por ocasião do encerramento da greve dos garis. Foram atendidos os seguintes pontos:

– Desconto do vale-transporte (6%) sobre o vencimento base e não mais sobre a remuneração a partir do mês de maio/14.
– Restituição dos descontos referentes aos dias paralisados durante greve no mês de abril/14 na folha de junho/14.

Prazos descumpridos:
Embora tenham sido restituídos os descontos aplicados contra os grevistas e corrigido o desconto do vale-transporte, os demais prazos estabelecidos pela Emlurb/PMF para atendimento das revindicações dos garis não foram cumpridos. Veja abaixo quais foram esses prazos:
16/06/14 – Regularização da distribuição do leite.
04/07/14 – Garantia de transporte adequado, para evitar que os garis sejam transportados em cima dos caminhões junto com o lixo. Distribuição de material de trabalho e EPIs.
21/07/14 – Resposta sobre análise/estudo sobre manutenção dos quinquênios/licença especial para os empregados públicos da Emlurb.

Denúncia: material de trabalho foi distribuído só nas áreas onde estão havendo atividades da Copa da Fifa
A reivindicação mais urgente da greve dos garis foi a distribuição de material de trabalho e equipamentos de proteção para todos os garis. A não distribuição desses itens traz sérios prejuízos para os trabalhadores, colocando em risco inclusive sua própria saúde.
Em mais uma mostra de submissão aos interesses milionários da Fifa, a Prefeitura de Fortaleza distribuiu uma pequena quantidade de material de trabalho para os garis que estão trabalhando nas áreas próximas ao estádio Castelão e Fanfest. Trata-se de total desrespeito à categoria, uma vez que esse é um direito de todos os garis e não apenas de uma minoria.

Continuidade do estado de greve
Diante desse quadro de desrespeito e descumprimento do que foi acordado com os trabalhadores (o prazo para estudo sobre manutenção dos quinquênios e licença especial ainda não está vencido, mas a perspectiva é que também não será cumprido), os garis deliberaram pela manutenção do estado de greve da categoria. Uma nova assembleia está marcada para o dia 13/08, às 8h, na sede da empresa.
Caso até lá permaneçam sem cumprimento os prazos para atendimento das reivindicações, os trabalhadores poderão voltar a paralisar suas atividades.