No dia 23/05/13, os servidores da Emlurb reuniram-se novamente para discutir os problemas enfrentados no órgão.

Na semana anterior, uma paralisação organizada pelo Sindifort e Sindilurb, que mobilizou toda a categoria, pressionou a administração municipal pela devolução dos valores descontados indevidamente da folha de pagamento no período de 2009 a 2012 (IPM-Saúde) e cobrou uma reestruturação da Emlurb que garanta a permanência do órgão e melhores condições de trabalho para seus funcionários.

No dia seguinte à paralisação (dia 16/05), foi instalada a mesa setorial da Emlurb para negociar as reivindicações dos servidores.

Na assembleia do dia 23, as direções dos sindicatos explicaram aos trabalhadores o andamento das negociações: a Prefeitura assegurou que a Emlurb não será extinta e que a devolução dos valores descontados de forma irregular será efetuada já na folha de junho deste ano. Os servidores aguardarão o pagamento no prazo estipulado pela PMF, porém, permanecerão mobilizados.