Dentro da programação ‘Ditadura Nunca Mais”, alusiva aos 50 anos do golpe militar no Brasil, sindicalistas, estudantes e ex-presos políticos estiveram no dia 1º de abril na “casa dos Horrores”, antigo centro clandestino de tortura, na localidade de Trapiá, em Maranguape, CE.

Na casa, que segundo matéria do jornal O Povo pertencia à família de um ex-comandante do 23º BC (Batalhão do Caçadores do Exército), presos políticos foram barbaramente torturados com espancamentos, choques elétricos e outras sevícias.

Durante o ato, a presidente do Sindifort e integrante da Executiva Nacional da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora, Nascelia Silva ressaltou que é necessária a apuração dos crimes cometidos por militares e civis contra os presos políticos e sua punição, pois muitos dos que torturaram e mataram permanecem impunes, sendo que alguns ocupam cargos públicos. Veja fotos

O Sindifort e a Intersindical participam de outras programações que denunciam os 50 anos do golpe. Dentre elas, ato realizado dia 31/03/14, na Praça do Ferreira e no dia 26/04, às 9h no Auditório do Sindifort, uma “Roda de Conversa com ex-presos políticos” .
Programação das atividades em repúdio aos 50 anos do Golpe Militar:
31/03, às 15h na Praça do Ferreira – Ato DITADURA NUNCA MAIS! NEM MILITAR, NEM CIVIL, NEM DE ESTADO, NEM DE MERCADO.
31/03, às 19h na Câmara de Vereadores – solenidade de lançamento do Dia Municipal da Memória e da Verdade.
1º/04, às 15h – ato simbólico na “Casa dos Horrores”, antigo centro clandestino de tortura, no município de Maranguape.
03/04, às 18h no Museu da Imagem e do Som – exibição do documentário “Subversivos”, seguido de roda de conversa com o diretor do filme, Felipe Barroso, e Márcio Porto, diretor do Arquivo Público.
10/04, às 19h na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará – lançamento do documentário “Mesa Vermelha”.
26/04, às 9h no Auditório do Sindifort, “Roda de Conversa com ex-presos políticos”.