Trabalhadores da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (EMLURB) realizaram paralisação assembleia geral da categoria na sexta-feira, dia 21/03/14. O movimento foi organizado pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) e pelo Sindicato dos Servidores da Emlurb (Sindilurb).

Entre os motivos para a paralisação está o esvaziamento da Empresa, inclusive com possibilidade de extinção do órgão, as péssimas condições de trabalho dos garis e as demais reivindicações da campanha salarial 2014, dentre elas o reajuste salarial. Desde o início da gestão Roberto Cláudio (PSB) que há rumores sobre a extinção da Empresa. A última vez que a Emlurb contratou empregados de carreira foi em 1992. Desde então não há concurso público. Em setembro de 2013, o Sindifort esteve reunido com o presidente da Emlurb, José Ronaldo Rocha Nogueira. Na época, diante da denúncia do sindicato, ele afirmou que não é intenção da Prefeitura extinguir o órgão. No entanto, o esvaziamento e a terceirização persistem na Empresa.

Os trabalhadores cobraram também melhoria das condições de trabalho, reivindicando distribuição de fardamento adequado, melhor estrutura nas sedes das Zonas Geradoras de Lixo (ZGLs) e até mesmo material de trabalho. Muitos garis são transportados na ida e na volta para o trabalho sobre caçambas e junto com o lixo recolhido. Devido à natureza da atividade que prestam, os garis têm direito a distribuição diária de leite, mas a Prefeitura também não vem fazendo esta distribuição há 4 meses. Uma vaca foi levada à Emlurb para denunciar a situação.

Os trabalhadores cobram ainda o recolhimento do FGTS devido à revisão do reajuste salarial, visto que o projeto que o prefeito Roberto Cláudio enviou para a Câmara Municipal no ano passado, reajustou os salários do conjunto dos servidores e empregados em apenas 5,7%, enquanto a inflação de Fortaleza, medida pelo IPCA, deu 6, 38% e a média nacional ficou em 5,9%.

A paralisação iniciou às 8h com concentração e realização de assembleia geral na sede da Emlurb. Além dos pontos citados, a pauta aprovada foi :
1) Pela reestruturação com valorização dos trabalhadores, principalmente os garis e realização de concurso público;
2) Reajuste salarial de acordo com a inflação de Fortaleza (6,38%);
3) Transporte adequado para os garis na ida e volta ao local de trabalho e não sobre caminhões e caçambas junto com o lixo, como ocorre atualmente;
4) Alteração da jornada de trabalho de 6 para 8h diárias, com o acréscimo proporcional de 33% no salário base, no auxílio refeição e nas demais vantagens;
5) Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) tais como fardamento, luvas, botas, material de trabalho;
6) Crachás para identificação dos trabalhadores;
7) Implantação dos quinquênios em atraso;
8) Reforma nas subsedes da Emlurb (ZGLs).

A assembleia geral dos trabalhadores da Emlurb deliberou pela manutenção do estado de greve e realização de uma nova assembleia geral e paralisação no dia 15 de abril com concentração na sede da Emlurb às 8h. Os garis permaneceram no local aguardando almoço feito por eles mesmos em fogo à lenha.

Veja aqui fotos do protesto