1º Ato Sindical Unitário acontece no dia 1º de fevereiro a partir das 13h em São Bernardo

Dez centrais sindicais realizam no dia 1º de fevereiro de 2014 o Ato Sindical Unitário ‘Unidos, Jamais Vencidos’ que homenageará trabalhadores e sindicalistas dos municípios da Grande São Paulo que sofreram perseguição e repressão do regime militar e das empresas no período da ditadura.

Mais de 400 trabalhadores e sindicalistas perseguidos pela ditadura serão homenageados. O evento será realizado a partir das 13h no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo do Campo (SP).

O Ato Sindical Unitário integra ações do Coletivo Sindical do Grupo de Trabalho ‘Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical’, da Comissão Nacional da Verdade, e vem reunindo testemunhos de violências e perseguições a sindicalistas e trabalhadores durante a ditadura.

O Ato tem ainda o objetivo de lembrar os 50 anos de instauração da ditadura civil militar no Brasil. Iniciativas similares ocorrerão em outros estados, resgatando a memória histórica daquele período, em especial, as intervenções nos sindicatos e perseguições aos trabalhadores. Os homenageados (as) receberão um diploma de reconhecimento por suas ações na luta democrática e os que foram assassinados por agentes do Estado naquele período serão homenageados “in memoriam”.

Sindifort e Intersindical presentes na reunião preparatória do Ato Sindical Unitário no Ceará
Os membros do Coletivo Sindical do Grupo de Trabalho ‘Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical’ se reuniram na terça-feira (28/01) em Fortaleza, com dirigentes sindicais e de entidades para discutir a viabilidade de um Ato Sindical Unitário no estado.

No encontro foi tirada uma equipe de coordenação para organizar a atividade. O grupo é formado pela Stella Maris e Valderez Albuquerque do Comitê Memória, Verdade e Justiça do Ceará; Eliane Novais da Central dos Movimentos Populares; Luciano Simplício e Ívina Carla da CTB; e Maria José Alves de Lima, a Mazé da CUT. Integra também essa coordenação a companheira Nascélia Silva da direção do Sindifort e da Intersindical.;

A equipe fará o esforço de resgatar as produções já feitas pelas organizações de trabalhadores, acadêmicos e Centros de Pesquisa, e buscará coletar depoimentos feitos no Ceará, para que os documentos sejam repassados ao GT. O material ajudará a compor o relatório/recomendações que será entregue à Comissão Nacional da Verdade.
As reuniões para preparação do Ato serão abertas à entidades e sindicatos que tiverem interesse em participar.