Uma comissão de lideranças sindicais e servidores públicos municipais ocupou nesta manhã, 19/12/13, o plenário da Câmara Municipal de Fortaleza e a sessão foi suspensa.

Dentre os ocupantes, a presidente do Sindifort, Nascelia Silva e os diretores Ana Miranda,  Jéfferson Saraiva e Lourdes Olinda. O ato aconteceu em protesto contra a votação do projeto lei que trata do reajuste salarial. Além de trazer percentual menor do que legalmente a Prefeitura poderia aplicar e do que foi reivindicado pelas entidades sindicais, o Projeto foi encaminhado em regime de urgência, sem negociação na Mesa Central e sem tempo para discutir com os trabalhadores.

Antes da ocupação, lideranças do Fórum Unificado de Servidores dos Servidores e Empregados Públicos Municipais, coordenado pelo Sindifort, conversaram com o vereador Walter Cavalcante (PMDB) pedindo que o projeto que trata do reajuste fosse retirado da pauta de hoje da CMFor. Walter Cavalcante não concordou com a retirada do projeto.

Desde cedo que dezenas de servidores ocupam as galerias da Câmara. Durante a ocupação, a TV Fortaleza, que transmite as sessões da CMFor, passou a veicular mensagem natalina.

No início da tarde, por meio de uma manobra, o presidente da sessão, vereador José do Carmo (PSL), decidiu que a votação do reajuste aconteceria no auditório da Câmara, com presença restrita aos vereadores, o que é uma ilegalidade, vez que o regimento da Câmara Municipal de Fortaleza estabelece que as votações devem ser feitas em sessões abertas ao público. A mensagem estabelecendo o reajuste em 5,7% foi aprovada por 29 votos favoráveis e 7 votos contrários.

Veja  como foi a votação

Quem votou a favor do projeto e contra os servidores: Adail Júnior (Pros), Alípio Rodrigues (PTN), Ba (PTC), Carlos Dutra (Pros), Carlos Mesquita (PMDB), Casimiro Neto (PP), Cláudia Gomes(PTC), Didi Mangueira (PDT), Adelmo Martins (Pros), Evaldo Lima (PCdoB), Fábio Braga (PTN), Gelson Ferraz (PRB), Germana Soares (PHS), Iraguassu Teixeira (PDT), Joaquim Rocha (PV), John Monteiro (PTdoB), José do Carmo (PSL), Leda Moreira (PSL), Magaly Marques (PMDB), Mairton Felix (DEM), Marcio Cruz (PR), Marcos Aurélio (PSC), Martins Nogueira (Pros), Paulo Diógenes (PSD), Professor Elói (Pros), Tamara Holanda (PSDC), Vaidon Oliveira (PSDC), Wellington Saboia (PSC), Zier Ferrer (PMN).

Quem votou contra o projeto: Guilherme Sampaio (PT), Acrísio Sena (PT), Deodato Ramalho (PT), Ronivaldo Maia (PT), João Alfredo (Psol), Toinha Rocha (Psol) e Capitão Wagner (PR).

Quem não votou: Vítor Valim (PMDB), A onde é (PTC), Antônio Henrique (Pros), Benigno Júnior (PSC), Eulógio Neto (PSC), Leonelzinho Alencar (PTdoB). O presidente da Casa, Walter Cavalcante (PMDB), não tem direito a voto nessas situações.

Fonte: Jornal O Povo

Assista matérias na TV Diário e TV Verdes Mares e veja a galeria de fotos da mobilização

Veja as matérias sobre o reajuste publicadas nos jornais O Estado Ce, O Povo e Diário do Nordeste.

E matérias sobre a ocupação nos jornais O Povo e Diário do Nordeste.