Na manhã do dia 07/12/13, o Sindifort promoveu debate sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e os desafios da educação e sobre o Reajuste do Piso Nacional do Magistério em 2014.

Para tratar dos assuntos, foram convidados Idevaldo Bodião (professor aposentado da Faced-UFC e ex-Secretário Municipal de Educação) e Márcio Alan Menezes (assessor jurídico do Sindifort).

A presidente do Sindifort, Nascelia Silva, também aproveitou a oportunidade para prestar esclarecimentos à categoria sobre os Projetos de Lei 62/2013 – que muda a legislação sobre aposentadoria trazendo prejuízo à categoria – e 63/2013 – que amplia a terceirização na PMF. Afinal, estas medidas também prejudicam aos professores.

Depois de uma verdadeira aula sobre PNE e Piso Nacional, o departamento jurídico do Sindifort sanou dúvidas dos professores a cerca do Direito ao abono de férias (1/3) a cada semestre letivo, do processo dos anuênios e de outras questões jurídicas de interesse dos trabalhadores em educação.

Recentemente, o advogado Márcio Alan foi designado pelo Sindifort para cuidar exclusivamente das demandas jurídicas dos professores, garantindo, assim, uma assessoria especializada nas questões deste segmento do serviço público municipal.

Em breve, o sindicato estará lançando boletim informativo especial direcionado aos professores. Com esta e outras iniciativas, o Sindifort mostra na prática que é a entidade sindical que representa de fato e de direito os profissionais da educação no Município. Como dizia Paulo Freire, “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.”