O Sindifort está convocando os ACS/ACE e Empregados Públicos da Emlurb para ingresso de ação judicial requerendo as diferenças de correção monetária que não estão sendo aplicadas desde 1999 nas contas do FGTS. Inicialmente, o ajuizamento da questão será apenas para estas categorias, por serem compostas por trabalhadores que tiveram contas ativas do FGTS no período de 1999 a 2013.

As ações serão organizadas em grupo, consistindo em requerer a modificação do índice de correção monetária utilizado para atualização das contas do FGTS. Atualmente o índice utilizado é a TR, que é a taxa de remuneração básica da poupança, que não acompanha a inflação real, resultando na perda do valor de compra dos valores depositados na conta do FGTS. Em alguns casos as perdas chegam a 88,3%, ou seja, com a correção o trabalhador poderá ter direito a quase o dobro do valor que tinha depositado em sua conta do fundo.

Dependentes de servidores também pode ajuizar ação

Os dependentes de servidores também poderão participar das ações em grupo. Isso por que tais ações são dirigidas contra a Caixa Econômica Federal e não contra a Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Ou seja, qualquer servidor que teve conta ativa do FGTS no período de 1999 a 2013 poderá requerer esse direito, assim como seus dependentes (filhos e conjugues).
Todo servidor que queira ingressar com a ação precisa trazer documentos e agendar previamente seu atendimento junto ao departamento jurídico do Sindicato. O atendimento aos trabalhadores será feito nas quartas-feiras e sextas-feiras, das 13h30 às 16h30, na sede do Sindifort (Rua 24 de Maio,1188 – Centro)

Documentos necessários para ingressar com a ação:
RG e CPF
Último Contra-cheque
Carteira de Trabalho (Identificação, Qualificação Civil, opção pelo FGTS)
Inscrição no PIS
Comprovante de residência (conta de água ou luz)
Extrato analítico do FGTS entre 1999 a 2013 (pegar em agência da Caixa Econômica Federal)

IMPORTANTE: antes de se dirigir ao sindicato, é necessário marcar com antecedência seu atendimento através do fone 3231.6860

O Sindifort sempre esteve na luta dos agentes de saúde e de endemias (ACS/ACE) de Fortaleza. Este vídeo com imagens de 2002, mostra a luta contra demissão dos agentes.