Reunidos em assembleia específica da categoria na manhã do dia 30/09/2013, os servidores do Instituto Dr José Frota decidiram entrar em estado de greve.

Há mais de 120 dias os trabalhadores tentam negociação com a administração do hospital, mas até agora, não houve avanço em nenhum dos pontos de pauta. Dentre as principais reivindicações estão:

– Melhoria no sistema de segurança do hospital, para garantir mais tranquilidade aos funcionários e usuários

– Qualificação do sistema de informação e identificação de pacientes, para reduzir o risco de erros no atendimento.

– Concessão de trocas e substituições de plantão entre os servidores, visando manter as equipes completas para prestar melhor assistência.

O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) e a Associação dos Servidores do IJF (Assijf) já enviaram diversos ofícios à superintendencia do Hospital, à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e ao Gabinete do Prefeito, na tentativa de estabelecer o diálogo produtivo. Contudo, as entidades sindicais não obtiveram respostas satisfatórias.

Possibilidade de greve

Com o intuito de pressionar a administração para que se avance nas negociações, está marcada para as 8h da terça-feira (08/10/2013), no IJF, uma assembleia da categoria, na qual poderão ser aprovadas paralisações ou até greve por tempo indeterminado.

As entidades que representam os trabalhadores esclarecem que, em caso de greve ou paralisação, os atendimentos de urgência e emergência serão mantidos – para que não haja prejuízo aos usuários – e 30% dos servidores permanecerão trabalhando nos demais setores, conforme estabelecido por lei.

O Sindifort está distribuindo uma carta à população de fortaleza sobre a greve. Veja no link.