Os servidores do Instituto Dr. José Frota paralisam suas atividades na manhã do dia 30/09/13 para realizar assembleia da categoria. A mobilização, que começa às 8h no pátio do Hospital, está sendo organizada pelo Sindifort e pela Associação dos Servidores do IJF (Assijf). A paralisação não afetará setores como a emergência do Hospital pois não é interesse dos servidores prejudicar a população, mas sim chamar a atenção dos gestores para os problemas em curso.
Dentre os mais de dez pontos de pauta, os funcionários vão discutir o direito a trocas e substituições de plantão entre os trabalhadores; a gratificação de 40% sobre o vencimento base para os servidores que trabalham em regime de escala de plantão rotativo; o retorno do pagamento do adicional noturno sobre a remuneração e o fim do assédio moral.
Os servidores também reivindicam condições de trabalho mais adequadas e cobram melhorias no sistema de informação e identificação de pacientes do Hospital, tanto para evitar erros médicos e garantir melhor atendimento dos usuários quanto para aumentar a segurança no IJF – que já foi palco de furtos, agressões e até assassinato.
As negociações com o superintendente do órgão, Walter Frota, não tem avançado e os trabalhadores não descartam a possibilidade de iniciar movimento paredista.
A atividade já ganha repercussão na mídia, nos portais O Povo, Cnews e Blog do Eliomar.