Diretoria Executiva visitará os órgãos e locais de trabalho entre os dias 02 a 12 de julho de 2013 para eleger os representantes da categoria

O Conselho de Delegados de Base (CDB) é a instância de deliberação política do SINDIFORT intermediária entre a Diretoria Executiva e a assembleia geral da categoria. Seus integrantes são representantes escolhidos diretamente através de assembleias nos locais de trabalho dos servidores e empregados públicos municipais.

Pelo Estatuto Sindical, podem eleger seus representantes ao Conselho de Delegados de Base do Sindifort todos os órgãos e locais de trabalho que possuam 20 ou mais associados, observados os critérios de delegação descritos no quadro abaixo.

O Papel do Delegado de Base

Ao contrário do que muita gente parece pensar, o Sindicato não se resume à sua Diretoria. É claro que sem uma Diretoria forte e atuante a luta não pode avançar conforme o exigido. Mas só isso não basta. Afinal, a PMF possui milhares de servidores espalhados por inúmeros  de locais de trabalho e órgãos, produzindo diariamente uma série de reclamações e problemas que exigem a atenção do Sindicato.

Por isso é fundamental que cada servidor não se limite ao ato de associar-se, mas possa participar das convocações da diretoria, acompanhar as assembleias e reuniões, distribuir os boletins informativos, etc. Do contrário, a Diretoria não terá pernas para atender todas as demandas e nem força para negociar as reivindicações.

O ideal é que todo associado possa ser um participante ativo das lutas da categoria, independente de estar ou não  exercendo mandato de direção sindical.

Infelizmente, sabemos que a grande maioria não age assim, o que cria uma dificuldade para a a atuação do Sindicato. Se não houver instrumentos para quebrar essa barreira, o sindicato enfraquece e perde sua representatividade, prejudicando o andamento das lutas.

Para mudar esta situação é que existe o Delegado de Base. Seu perfil deve ser exatamente o de uma liderança reconhecida por seus  demais colegas de trabalho, com capacidade e responsabilidade para trazer e levar as reivindicações e informações entre a Direção e a base do sindicato.

Resumindo, a atribuição dos Delegados de Base é a de organizar a luta dos servidores e empregados públicos municipais, juntamente com a Diretoria Executiva, usando mecanismos de  conscientização, capazes de impulsionar a base para uma maior participação nas ações sindicais. Pois sem uma base sólida, não há direção forte.

REGULAMENTO DA ELEIÇÃO PARA DELEGADO DE BASE DO SINDIFORT

Os Delegados de Base serão eleitos em assembleias por órgão ou local de trabalho entre os dias 02 e 12 de julho de 2013, obedecendo aos seguintes critérios:

De 20 a 100 servidores: 1 delegado e 1 suplente

De 101 a 200 servidores: 2 delegados e 1 suplentes

De 201 a 300 servidores: 3  delegados e 2 suplentes

De 301 a 400 servidores: 4 delegados e 2 suplentes

De 401 a 500 servidores: 5 delegados e 2 suplentes

Importante: Somente podem ser eleitos como Delegados de Base ou suplentes os servidores associados e que não estejam exercendo cargo comissionado.